Férias: Solar do Barão tem oficinas para crianças e adolescentes em janeiro

Em janeiro o complexo cultural Solar do Barão terá atividades especiais de férias com oficinas para crianças (6 a 9 anos) e pré-adolescentes (10 a 14 anos). O projeto é do Ação Educativa, da Fundação Cultural de Curitiba, e acontecerá todos os sábados do mês (dias 8, 15, 22 e 29), com muito aprendizado sobre patrimônio histórico e estímulo à criação artística.

Foto: Cido Marques/FCC



As inscrições são grátis e já estão abertas pelo site ingresso.curitiba.gov.br. Não é preciso levar material para as atividades, ele será disponibilizado pela equipe da FCC.

Todas as oficinas serão realizadas em dois horários distintos, das 10h às 12h, para o público infantil, e uma de tarde (14h30 às 16h30), para pré-adolescentes. Em dois dos dias (8 e 15) cada oficina contará com atividades também diferentes para cada um dos horários.

A oficina O Mistério do Serro Azul, no dia 8 será, durante a manhã, uma atividade de contação de história sobre Idelfonso Correia, o Barão do Serro Azul (que dá nome ao Solar), e de sua esposa, a Baronesa Maria Correia. A atividade será seguida por uma brincadeira de caça ao tesouro. Já durante a tarde, a brincadeira é uma investigação sobre o Barão e a Baronesa a partir de fontes históricas primárias, isto é, cartas, documentos, fotografias e certidões (que serão fornecidos pelos orientadores da oficina).

No sábado seguinte, na oficina Mão na Massinha e Fragmentos da Cidade, tanto as crianças quanto os pré-adolescentes terão uma introdução à história da escultura; mas enquanto as crianças da manhã produzirão esculturas de massinha dos monumentos de Curitiba, os pré-adolescentes da tarde terão uma introdução à colagem e farão uma produção artística com recortes de fragmentos da cidade.

Já a terceira oficina será um laboratório de fotografia. Os dois horários contarão com uma introdução à história da fotografia e das tecnologias fotográficas, e será concluído com a construção de uma pequena câmera escura (também chamada de câmera pinhole).

A quarta e última oficina irá explorar técnicas de stencil, modo de pintura que usa moldes vazados para formar os contornos e traços do desenho. Com recortes de papel e tinta guache, os alunos de ambos os horários farão pinturas de formas baseadas nessa técnica. Antes disso também terão uma introdução à teoria da cor.

Os responsáveis pelos alunos poderão participar das oficinas junto ou ainda de uma visita guiada nas mediações internas do Solar que será oferecida no fim de cada oficina. Para as mediações não é preciso de inscrição prévia.

Oficinas de férias no Solar do Barão

Todos os sádados de janeiro

Das 10h às 12h: 6 a 9 anos

Das 14h30 às 16h30: 10 a 14 anos

Inscrições 

O MISTÉRIO DO SERRO AZUL (MANHÃ - 6 A 9 ANOS)

Horário: Das 10h às 12h

O MISTÉRIO DO SERRO AZUL (TARDE - 10 A 14 ANOS)

Horário: Das 14h30 às 16h30

MÃO NA MASSINHA (MANHÃ)

Horário: Das 10h às 12h

FRAGMENTOS DA CIDADE (TARDE)

Horário: Das 14h30 às 16h30

LABORATÓRIO DE FOTOGRAFIA (MANHÃ - 6 A 9 ANOS)

Horário: Das 10h às 12h

LABORATÓRIO DE FOTOGRAFIA (TARDE - 10 A 14 ANOS)

Horário: Das 14h30 às 16h30

CORES & FORMAS (MANHÃ - 6 A 9 ANOS)

Horário: Das 10h às 12

CORES & FORMAS (TARDE - 10 A 14 ANOS)

Horário: Das 14h30 às 16h30

@Com informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.