Paranaenses criam tecnologia que ajuda lojistas de veículos a aproveitarem a alta do mercado de usados e seminovos

Nova plataforma integra grandes volumes de informações à gestão de estoque e já é utilizada por 162 pontos de vendas de automóveis em todo o Brasil.

Rodrigo Dal Bello e Ernesto W. Filho

No sentido da palavra, crise é sinônimo de crescimento e pandemia é uma oportunidade de aprendizado. Foi com essa visão que os empresários Rodrigo Dal Bello, Silvan Dal Bello e Ernesto W. Filho, do Autoconf, criaram uma tecnologia que auxilia empresas de veículos usados na gestão dos seus negócios e registraram, no último ano, alta de mais de 100% em seu faturamento. 


A novidade vai ao encontro da necessidade do mercado de veículos usados, que teve alta expressiva nas vendas de 55% em 2021, segundo a Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Para a entidade, a alta se dá pelo fato da produção de veículos zero-quilômetro ter sido reduzida no Brasil durante a pandemia de Covid-19.


O sistema do Autoconf é voltado para lojas de usados e seminovos e tem como objetivo simplificar todo o fluxo do processo de negociação em uma única ferramenta, seja on-line ou off-line. A plataforma permite avaliar um veículo, realizar a negociação de compra e venda do veículo, preparar o carro, integrar com o site da loja, tanto em atacado quanto em showroom, e com marketplaces de anúncios, gerenciar os leads e os atendimentos da loja em um só lugar.


Em 2020 eram 60 clientes e uma receita de R$ 736 mil; e, até setembro último, este número saltou para 162 pontos de vendas, em todo o Brasil, com faturamento de R$1,5 milhão, representando um aumento de 115%, com projeções para alavancar ainda mais até o fim de 2021.


'Mercado de usados teve alta expressiva de 55% em 2021 e recebeu de braços abertos a transformação digital'.

Estando à frente de uma loja de veículos com 30 anos de história, Rodrigo, portanto com experiência de sobra para falar das dores do setor, conta que a maior dificuldade de gerir uma loja de veículos é a desenvoltura que se faz necessária em vários campos de atuação, e que foi isso que motivou a criação da tecnologia: “São processos na jornada de compra do veículo, desde a avaliação e precificação, à negociação, contrato de compra e venda, emissão de nota fiscal e toda parte financeira e tributária, preparação do veículo, LGPD”. 


Além desses obstáculos, segundo pesquisa sobre as tendências de comportamento para o mundo pós-pandemia da Covid-19, divulgada pelo The Economist, como é fato que o e-commerce continuará crescendo e fechará até 50% dos ambientes físicos nos próximos 20 anos, isso significa que, o lojista que estiver fora do ambiente virtual, estará fora do mercado. 


Por dentro desta realidade, o Autoconf, que funciona como uma espécie de “e-commerce para carros”, cria um site para o lojista e integra o estoque do cliente automaticamente aos mais importantes e conceituados portais de venda de automóveis, como Mercado Livre, Mobiauto, OLX, WebMotors, iCarros, entre outros.


Por fim, e não menos importante: como a ferramenta, que funciona na versão mobile, é programada para acompanhar toda a negociação durante a compra, e no decorrer da venda, o lojista passa a diminuir os riscos, como erros na avaliação e precificação do veículo.


Saiba mais: Autoconf – Sistema para Loja de Veículos.


  • Enviado por:Nicole Thuler  
  • Equipe de Jornalismo
  • Engenharia de Comunicação
  • Assessoria de Imprensa - AUTOCONF



© Copyright 2007 - 2022 Jornal de Curitiba
Desenvolvido por Editora MR Agência Digital