Vaticano inaugura nesta sexta-feira o presépio e árvore de Natal na Praça São Pedro

Chegada da árvore na Praça São Pedro 

Decoração natalina ficará exposta na Praça São Pedro até o dia 9 de janeiro do ano que vem, quando se encerra o tempo do Natal.

Vatican News

A partir desta sexta-feira (10/12), os visitantes e fiéis que passarem pela Praça São Pedro, no Vaticano, poderão apreciar a beleza da tradicional decoração natalina na Praça mais famosa da cristandade. O presépio e a árvore de Natal serão oficialmente inaugurados em uma cerimônia quer será realizada às 17h, hora local.

O evento, faltando duas semanas para o Natal, será presidido pelo presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, arcebispo Fernando Vérgez Alzaga. Também estarão presentes delegações oficiais dos lugares de origem do presépio e da árvore.


O majestoso abeto ou pinheiro (Picea abies), de cerca de 28 metros de altura e que pesa 8 toneladas, já estava na praça deste o dia 23 de novembro. A árvore proveniente de cultivo sustentável, vem de Andalo, no Trentino e foi decorada com ornamentos esféricos de madeira. Além disso, também contará com iluminação de LED de baixo consumo energético.


Já o presépio, é composto por mais de 30 peças e foi criado por cinco artistas famosos de Huancavelica, no Peru. As estátuas do Menino Jesus, da Virgem Maria, de São José, dos Três Reis Magos e dos pastores foram feitas em tamanho natural a partir de materiais como cerâmica, madeira de maguey (agave) e fibra de vidro.


O presépio artístico, que quer recordar os 200 anos da independência do Peru, é formado por imagens que retratam algumas partes da vida dos habitantes dos Andes e estão vestidas com trajes típicos de Chopcca. A estátua de Jesus, por exemplo, terá a aparência de uma criança "Hilipuska", assim chamada porque está envolta em um cobertor típico de Huancavelica e amarrada com um "chumpi" ou cinto trançado.


Na manhã desta sexta-feira as delegações que organizaram a decoração serão recebidas em audiência pelo Papa Francisco para a apresentação oficial dos presentes. O presépio e a árvore da Praça de São Pedro ficarão em exibição até o domingo, dia 9 de janeiro de 2022, festa do Batismo do Senhor, que encerra o período de Natal.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.