Iluminação cênica destaca mural de Poty Lazzarotto na Praça 29 de Março

A praça 29 de Março, um dos principais pontos públicos do bairro Mercês, que homenageia a data do aniversário de Curitiba está ganhando iluminação cênica para valorizar o espaço que é referência em convívio social e práticas saudáveis de vida. As intervenções para a instalação de novas luminárias de LED mais modernas, eficazes e econômicas tiveram início nesta semana e devem ser concluídas até o final de fevereiro.

 Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Obras de Implantação da nova iluminação cênica na Praça 29 de Março

O novo sistema luminotécnico vai dar destaque aos elementos naturais e da arquitetura do espaço que abriga o grande mural em alto e baixo relevo do artista Poty Lazzarotto, que conta a história da cidade até os anos 1970. Os serviços estão sendo executados sob a coordenadoria do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.


O mural de 300 m² é feito em concreto e dividido em três módulos que retratam vários aspectos da cidade, incluindo a fauna e a flora, manifestações folclóricas, primeiras iniciativas dos colonizadores até o desenvolvimento da capital. A obra do artista curitibano, que nasceu no dia do aniversário da cidade, em 29 de março em 1924, será realçada a partir da instalação de novos projetores LED embutidos no piso.


Os 52 projetores com lâmpadas de vapor metálico de 35Watts que já existem serão substituídos por projetores LED de 28 watts que garantem melhor qualidade, reprodução de cores e uniformidade da iluminação do monumento.


“Há também economia de recursos e preservação do meio ambiente. O novo sistema de luminárias representará uma redução de 20% na potência instalada, gerando economia no consumo de energia elétrica”, explica o secretário municipal de obras públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.


Espelho d'água

Também terá nova iluminação a estrutura de placas de concreto sob o espelho d'água da fonte que receberá projetores LED RGB. Serão quatro projetores de 95 watts, que serão usados para variar as cores da iluminação a partir das diferentes campanhas de conscientização abraçadas pela cidade.  


A iluminação especial na praça, com destaque do mural, inclui um pacote de monumentos históricos e templos religiosos da cidade que estão sendo contemplados a partir do programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos, que destaca usando a luz os adornos e contornos da arquitetura, valorizando espaços importantes para a cidade. A iluminação cênica também integra as ações do Rosto da Cidade, programa de revitalização da área central.


“Antes da elaboração de cada projeto luminotécnico são realizados estudos dos ambientes para garantir a forma mais eficiente de clarear o espaço, otimizar recurso e valorizar a arquitetura e monumentos dos locais”, explica Hugo Yoshiaki Tanno, engenheiro eletricista, da Secretaria Municipal de Obras Públicas,


Inaugurada em1966, a praça é uma das mais importantes da região central. Além da área verde a praça conta com quadra poliesportiva, academia ao ar livre, pista de caminhada e parquinho para as crianças. Aos domingos pela manhã, o local recebe a feira livre, entre 8h e 13h. Também é na praça que tradicionalmente a comunidade judaica celebra a festa da Chanucá (Festa das Luzes), quando é aceso um candelabro gigante no espaço.


Em 2019, a praça passou por obras de manutenção dos blocos de cimento que formam o piso e recebeu nova pintura do paredão entre os dois níveis da praça, removendo a pichação.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.