Curitiba: Greca inaugura horta urbana, que leva comida saudável a famílias do Órleans


Para quem chega no terreno de 2,8 mil metros quadrados na Vila Real, no Órleans, de imediato se surpreende com uma horta que mais parece um jardim. Flores, árvores frutíferas e as caixas de abelhas dos Jardins de Mel, se misturam a hortaliças, legumes e temperos espalhados pelos canteiros.


Nesta quinta-feira (17/2), o prefeito Rafael Greca inaugurou a 114ª horta comunitária na capital. A horta Uma Nova Curitiba é uma parceria entre a Prefeitura e a construtora Casteval, que cedeu o terreno, com apoio da Copel. O espaço vai beneficiar diretamente 40 famílias que compreendem aproximadamente 180 pessoas da comunidade.


“As hortas comunitárias representam a memória cultural de Curitiba. A visão de que a comida de verdade tem que ser plantada, e cultivada sem veneno, é a visão de uma cidade inteligente”, disse o prefeito Rafael Greca.


A implantação da horta foi uma solicitação da Associação de Moradores Amigos da Vila Real ao Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Felicidade, com o objetivo de fazer o melhor aproveitamento de um espaço urbano vazio, além de proporcionar a melhoria da qualidade na alimentação, no tratamento da saúde emocional e ocupação social da comunidade que vive na região.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Inauguração da Horta urbana: Uma nova Curitiba em parceria com a Casteval na rua Olívia Gonçalves Freitas, 471 no bairro Orleans - Curitiba, 17/02/2022

A coordenadora da horta, dona Mariléia Weinschütz Grden, agradeceu o apoio de toda a equipe da Prefeitura para que a horta fosse implantada. “Esta horta é resultado de uma união entre a comunidade e os funcionários da Prefeitura que nunca nos deixaram desamparados. Nós só temos a agradecer por este espaço maravilhoso”, comemorou ela.


De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, as hortas são uma grande alternativa para a segurança alimentar nos centros urbanos. “Em locais que antes eram depósitos de lixo, Curitiba transforma em local de alimentação saudável para a população”, salientou Gusi.


Saúde

Além da colheita de alimentos livres de venenos, a comunidade do entorno da horta Uma Nova Curitiba poderá se beneficiar de uma atividade que faz bem pra saúde unindo atividade física e contato com a natureza. Idelfino Soares tem 82 anos e diz que mexer na terra lhe dá energia.


“Participar aqui me ajuda muito. Ter uma horta assim pertinho de casa é muito bom, me mantenho ativo”, garantiu.


Presenças

  • Participaram da inauguração a representante da Casteval Construções e Incorporações, Laura Benato, o superintendente de Controle Ambiental, Marcos Traad, o superintendente da secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino, a gestora do Núcleo de Educação Ambiental, Marize Abreu, o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Ibson Martins, o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus, a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, os vereadores Nori Seto, Sidnei Toaldo, Jornalista Marcio Barros, Mauro Ignácio, Alexandre Leprevost, e o assessor de articulações políticas, Lucas Navarro de Souza.
Informaões da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.