Trecho da Feira do Largo terá reconfiguração de barracas a partir deste domingo

A tradicional feirinha do Largo da Ordem, no Centro Histórico, vai funcionar a partir deste domingo (20/2) com uma nova configuração das barracas instaladas na Rua Kellers (na área em frente à Mesquita).

Foto: Luiz Costa/SMCS

Trecho da Feira do Largo tem reconfiguração de barracas para realização de melhorias nas calçadas. 

A mudança será feita por conta de obras de melhoria, requalificação e expansão das calçadas do trecho, que fazem parte do programa Caminhar Melhor da Prefeitura de Curitiba.


A nova configuração é temporária e deve durar cerca de 4 meses, período previsto para a conclusão da revitalização na via. 


Cerca de 400 barracas normalmente instaladas no local serão realocadas para ruas próximas, a fim de oferecer boas condições para os artesãos-expositores e para os visitantes da feira.


Os quiosques passarão ocupar a Rua Trajano Reis até a Treze de Maio e o trecho da Rua Muricy até a Rua Almirante Barroso, que será reconfigurado e passará a ter quatro fileiras de barracas. Assim, os visitantes terão dois corredores de circulação. Na Rua Ermelino de Leão, serão duas fileiras de barracas.


Apoio integral

Segundo a coordenadora das Feiras de Artesanato do Instituto Municipal de Turismo, Tangrian Cunico dos Santos, equipes da Prefeitura estarão auxiliando os artesãos, desde a montagem da feira (feita na madrugada de domingo) e também fazendo as orientações que forem necessárias tantos aos feirantes quanto aos usuários ao longo do dia. 


Além disso, como a feira é um local onde as pessoas passeiam, o redirecionamento do trajeto das barracas ocorre de uma forma quase natural, durante o próprio caminhar dos usuários. 


“Mas estamos garantindo que tudo ocorra com o menor transtorno possível para todos”, diz Tangrian. “Estamos com um apoio de vários setores da Prefeitura; como trânsito, segurança, entre outros parceiros.” 


Praça de alimentação

Algumas barracas de alimentação, que estavam dispersas ao longo da feira, também serão reagrupadas. Com isso, a feirinha contará com três praças de alimentação: a da Rua Trajano Reis (mantida) e as “novas” na Rua Ermelino de Leão e na Rua Jaime Reis.


Feira de sábado

Neste fim de semana, a feirinha também retoma o funcionamento tradicional, de antes da pandemia de covid-19, concentrando todos os expositores aos domingos. Em decorrência da pandemia, vinha sendo realizada uma edição aos sábados, com parte dos expositores de domingo, no mesmo local, a fim de reduzir o volume de pessoas na área. 


Com o novo cenário da pandemia na cidade, a feira de sábado está suspensa temporariamente. 


Um novo edital será lançado para a configuração desta feira aos sábados, sem nenhum prejuízo para os feirantes já registrados na feirinha de domingo. 


Atualmente a Feira do Largo vem operando com 70% da sua capacidade, com cerca de 800 unidades, do total de 1.300 barracas cadastradas.


A obra 

A intervenção na Rua Kellers, no bairro São Francisco, começou na segunda-feira (14/2) e faz parte do programa Caminhar Melhor de requalificação e expansão de calçadas e ciclovias e integra o Programa de Mobilidade Urbana contemplado no Plano de Governo para a gestão 2021/2024. 


O novo passeio em paver (blocos de concreto) vai alcançar 225 metros da via, no trecho entre as ruas Desembargador Ermelino de Leão e Martin Afonso.


O programa vai destinar R$ 40 milhões de investimentos para toda a cidade, que terá 50 km de nova estrutura cicloviária e 100 km de calçadas com melhor acessibilidade.

Fonte: SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.