Eixos de transporte estão recebendo luminárias de LED

As artérias que formam os corredores de transporte responsáveis pela ligação entre vários bairros da capital estão ganhando modernização do sistema de iluminação pública.

Foto: Daniel Castellano / SMCS



As equipes do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas estão substituindo as lâmpadas de vapor de alta pressão de 400W por luminárias de LED.


Na artéria que liga os bairros da região do Portão ao Centro, também conhecida como via rápida do Portão, estão sendo colocadas 286 luminárias de LED, com potência mais alta de 230W. 


As substituições já foram feitas nas ruas André Ferreira Barbosa e Francisco Raitani. Agora as equipes estão trocando o sistema de iluminação da Rua Irmãs Paulinas e as próximas serão a Avenida Brasília e ruas Carlos Pereira, Guilherme Pugsley e Saint Hilaire.  



 “Estamos avançando na modernização do sistema de iluminação da cidade nos grandes eixos de transporte, substituindo as lâmpadas antigas que consomem mais e demandam mais manutenção por luminárias que consomem menos energia e são mais eficientes”, explicou o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues.



Iluminação eficiente

As ruas foram incluídas no pacote de intervenções que prevê a instalação de 4.046 luminárias de LED com potência mais alta de 230W, que garantem iluminação mais eficiente e proporcionam economia no consumo de energia.


Nos últimos cinco anos, foram implantadas 68.459 lâmpadas de LED na capital, o que representa 42,8% da iluminação pública da cidade. Esta etapa atualmente em execução faz parte de um pacote que prevê a instalação de quase 17 mil luminárias de LED nas ruas. 


Caminhos de luz

No sentido inverso (Centro em direção ao bairro Portão), também está sendo implantada moderna iluminação de LED. “Estamos trabalhando no final da rápida, na Rua Marechal Saldanha Mazza. Neste trecho, a partir da Rua Antônio Gasparin, estamos instalando 126 luminárias de LED”, explicou o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros. 


Já foram executados os trechos das ruas Castro Alves, Francisco Frischamnn, Doutor João Tobias Pinto Rebelo e Isaac Guelmann. Ao todo foram substituídas 297 luminárias no eixo de transporte Centro-Portão.


Boqueirão, Hauer e Rebouças

Outras frentes de trabalho também estão atuando nos eixos de ligação com os bairros Hauer e Boqueirão, nos sentidos Centro e bairro. Na Rua Anne Frank estão sendo instaladas lâmpadas de 230W, de potência alta, e de 150W (média). Já na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza recebeu luminárias de 230W. Ao todo, foram instaladas 295 lâmpadas LED no eixo de transporte.


A nova iluminação também está chegando na Avenida Getúlio Vargas. Foram instaladas lâmpadas de três potências diferentes na via: 55 luminárias de 230W e 100 luminárias de 150W e 298 luminárias decorativas 52W. Nas ruas Desembargador Westphalen e Escritora Lourdes Strozzi, estão previstas a instalação de luminárias de LED de potência alta (230W).


Já estão com novas luminárias LED as ruas Mário Tourinho (Seminário), André Ferreira Barbosa (Capão Raso) e Major Heitor Guimarães (Seminário). Estão sendo programadas para receber o benefício as ruas Padre Agostinho e Martim Afonso (Bigorrilho) e Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Pedro Parigot de Souza (Campo Comprido).


Iluminação decorativa

A Prefeitura também está modernizando a iluminação decorativa de algumas ruas com luminárias de LED com potência de 52W. São luminárias instaladas em postes de 5 a 6 metros de altura, que beneficiam os pedestres que transitam pelas calçadas e ciclovias da cidade. 


O trabalho começou em novembro do ano passado e já foi realizado nas avenidas Getúlio Vargas (Rebouças), Senador Salgado Filho (Uberaba), Winston Churchill (Capão Raso) e ruas Padre Anchieta (Bigorrilho) e Enette Dubard (Tatuquara). 

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.