Famílias precisam de alimentos, fraldas e materiais escolares, de higiene e limpeza

 


A Prefeitura de Curitiba mantém, nesta segunda-feira (28/2), o atendimento emergencial às famílias atingidas pelo incêndio que destruiu dezenas de casas no Morro do Sabão, no Parolin, no fim de semana. O atendimento é realizado no Centro de Referência de Assistencial Social (Cras) Parolin, da Fundação de Ação Social (FAS), referência para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade na região.


Desde às 8h, é grande o movimento na unidade. Dezenas de pessoas buscam roupas, calçados, colchões, cobertores, alimentos, água, materiais de limpeza e higiene pessoal, e até utensílios de cozinha.


Com a filha de 1 ano e dois meses nos braços, Juliana Delgado, 20 anos, foi ao Cras em busca de roupas para o marido, leite, fralda e utensílios de cozinha. Casada e mãe também de um menino de 5 anos, ela contou que perdeu tudo o que tinha na casa de dois cômodos. “Só deu tempo de pegar as crianças e os documentos”, contou.


Mãe de dois filhos e grávida de quatro meses, Graziela da Silveira Souza também procurou o Cras na manhã desta segunda-feira. Ela foi em busca de leite, materiais de higiene pessoal e roupas infantis. Além desses itens, levou um tapete para acomodar no local improvisado onde se instalou até que tenha uma nova casa.


Assim como as pessoas atingidas pelo incêndio, muita gente foi até o Cras para levar doações e ajudar quem perdeu tudo e precisa reconstruir a vida. A representante de medicamentos Jociane Wiczigk, que mora em Santa Felicidade, foi uma das pessoas que decidiram colaborar doando roupas e calçados. ”A gente tem tanto e se coloca no lugar dos outros”, disse.


Como ajudar

A FAS cadastrou 35 famílias atingidas pelo incêndio. Elas estão recebendo doações diariamente, na medida da necessidade de cada uma delas. As doações são encaminhadas pela população e pelo Disque Solidariedade.


Para manter o atendimento, o Disque Solidariedade precisa, neste momento, de alimentos, leite, materiais de higiene pessoal (inclusive pomada para assadura de bebês) e de limpeza, fraldas e material escolar. Como foi grande o volume de roupas doadas, a necessidade agora é apenas por roupas íntimas e infantis.


Quem quiser doar material de construção deve procurar a Associação dos Moradores da Vila Parolin, na Rua Francisco Parolin, 586, que funciona 24 horas.


Apenas no sábado, o Cras entregou emergencialmente às famílias 20 colchões de casal, 80 colchões de solteiro, 80 cobertores, 80 cestas básicas, 60 litros de leite, 30 kits de higiene pessoal e limpeza, 2.000 máscaras descartáveis e 25 fardos de garrafas de água.


Como doar

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, que acompanha os trabalhos desde as primeiras horas deste sábado, destaca que a população pode ajudar no atendimento às famílias. “Basta ligar para o Disque Solidariedade, pelo 156, ou procurar um dos 69 pontos de coleta espalhados por toda a cidade”, diz.


Todos os tipos de doações, de pequenos a grandes volumes, como alimentos, roupas, material de higiene e limpeza, colchões, móveis, eletrodomésticos, etc, podem ser entregues diretamente no Disque Solidariedade, que fica na sede da FAS. O serviço funciona na Rua Eduardo Sprada, 4520, bairro Campo Comprido, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Roupas e alimentos também podem ser entregues nos dez Núcleos Regionais da FAS, que funcionam nas Ruas da Cidadania, com exceção da Matriz, onde a coleta é feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidadania.


As doações de roupas e alimentos podem ser feitas também nas 57 lojas das redes de supermercados Condor, Festval e Muffato, que são pontos permanentes de coleta da campanha Doe Solidariedade, desenvolvida pela Prefeitura, desde abril de 2021, para arrecadar doações a famílias em situação de vulnerabilidade social.


Quando se tratar de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos em maior tamanho ou itens em grandes quantidades, o doador pode solicitar a retirada pelo telefone 156, pela Central de Atendimento156 (via chat online) ou ainda pelo aplicativo Curitiba 156. A plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android na loja Google Play e Iphones na loja App Store.


Nestes casos, equipe especializada da FAS, com veículo oficial e identificado com a logomarca do Disque Solidariedade, fará o recolhimento das doações, apenas em Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30.


Dúvidas podem ser tiradas também diretamente no Disque Solidariedade, pelo telefone 3350-3596

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.