Ucrânia, o núncio: no deserto da guerra, a flor da fraternidade

O arcebispo Visvaldas Kulbokas relata, durante uma pausa nos bombardeios de Kiev, a corrida de solidariedade desencadeada na cidade entre os cristãos e também com os muçulmanos: o mufti nos ofereceu comida e abrigo na mesquita, parece-me que a provocação da guerra está nos dando a visão de seres humanos que se tornaram irmãos.


Ucrânia  (FOTO: ANSA)



Alessandro De Carolis –Vatican News

Dentro da nunciatura ele anda com a mochila no ombro "porque nunca se sabe onde você estará nos próximos segundos...". Como a maioria dos ucranianos, dom Visvaldas Kulbokas se comunica quando mísseis e bombas ao seu redor lhe dão uma pausa. "Nesta manhã há uma relativa calma, eles nos disseram que podemos sair para ver se alguma loja está aberta". Escolhas de precariedade comum para aqueles que perderam seus horários e hábitos para se tornarem refugiados em suas próprias casas. Mas se ao redor de um povo que está tentando sobreviver - e espera-se nas negociações iniciadas na fronteira com Belarus - no coração do núncio na Ucrânia, a guerra desencadeou uma visão "superior". Uma visão reconfortante da humanidade, tanto de perto como de longe, capaz de solidariedade além de todas as expectativas.


Excelência, há cinco dias a Ucrânia está em estado de guerra. Como a população está reagindo?

Por um lado, a situação é muito dramática: mesmo agora, quando me mudo de um lugar para outro dentro da nunciatura, sempre carrego uma mochila com tudo o que preciso, porque nunca se sabe onde você estará nos próximos segundos... 

Mas devo dizer que esta situação criou consequências que eu chamaria de belas. Aqui em Kiev há muita solidariedade em nível paroquial - estou me referindo à comunidade católica, a comunidade greco-católica - mas ontem também falamos com o porta-voz da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou, acompanhado de expressões de solidariedade para com o país, e para com o povo.


Também conversamos com o assistente do Mufti da Ucrânia, e eles também nos disseram que se precisarmos de alguma coisa, nós organizaremos refeições e abrigo aqui em nossa mesquita... Portanto, há muita solidariedade em nível confessional e inter-religioso, assim como muita solidariedade em nível global, pelo menos em grande parte do mundo, e eu vejo muita atenção, muita ajuda sendo coletada... E acima de tudo corações: corações que estão próximos.

Portanto, não há apenas medo ou resignação.

Solidariedade

Como crente, faço uma leitura que é muito importante para mim: enquanto falamos, estão ocorrendo conversações entre ucranianos e russos na fronteira entre Ucrânia e Belarus, mas o diálogo político é sempre difícil porque há vários interesses em jogo.

Eu tenho uma visão diferente do que vejo. Penso que se eu fosse Deus e visse uma grande solidariedade entre os seres humanos - que se ajudam, se apoiam, abrem seus corações, em suma, demonstram amor e proximidade - eu diria: como é maravilhoso ver os seres humanos se tornarem irmãos! 


E a conclusão seria: já chega, a provação, o desafio do drama foi superado, não há mais necessidade de guerra. Aqui está a paz como um presente. Mesmo no grande mal da guerra, há frutos da conversão da humanidade. 


A percepção é que esta fraternidade cresceu tremendamente em apenas alguns dias. Eu estava falando sobre isto com as freiras da nunciatura, compartilhamos esta leitura muito encorajadora do que está acontecendo.


O que aconteceu nas últimas horas?

Hoje é um dia especial, pois os exércitos estão se reagrupando. Pelo menos a primeira parte do dia é de relativa calma. Até recebemos mensagens do governo que, se você quiser, pode ir e ver se alguma loja está aberta e alguém da nunciatura foi ver se algo pode ser comprado. Podemos respirar um pouco, mas não sabemos o que vai acontecer nas próximas horas... É claro que, a este nível humano, o drama é muito grande.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.