Festival de cinema francês online e gratuito vai até o dia 14 no Brasil

O adido cultural e audiovisual do consulado francês de São Paulo, Matthieu Thibaudault, fala à RFI sobre o My French Film Festival, que vai até o dia 14 de fevereiro. O festival de cinema online e gratuito para toda a América Latina chega à sua 12ª edição este ano, com uma oferta de sete longa-metragens e doze curtas, incluindo filmes para o público infanto-juvenil. 


Neste festival, que promove a produção de jovens cineastas franceses, os internautas são convidados a avaliar todos os filmes e deixar seus comentários no site. Ao final, um prêmio do público será entregue. 


Além do site myFrenchFilmFestival.com, o festival também está disponível em mais de 70 outras plataformas parceiras, dependendo do território, incluindo o aplicativo Apple TV. No Brasil, conta também com Belas Artes à la carte, Filme Mika, Reserva Immovision, TV 5 Monde Plus, Mubi, Google Play, etc. 


Thibaudault lembra que, quando o festival foi criado, em 2010, ele representava um pioneirismo e mesmo uma audácia para a indústria cinematográfica francesa, que não estava acostumada a disponibilizar filmes inéditos online. 


"Hoje parece muito comum isso, mas em 2010 era difícil convencer os exportadores de filmes franceses a colocarem seus filmes em um festival completamente online, principalmente por medo de pirataria", diz. "Além de ser o primeiro festival de cinema mundial gratuito e online, este festival propõe também uma diversidade de linguagens cinematográficas e de abordagens super interessante", explica. 


"O público brasileiro é dos mais receptivos"

O adido cultural diz que o Brasil é o segundo país do mundo onde o festival alcança mais sucesso. "O público brasileiro é um dos mais receptivos ao cinema francês e gosta de se engajar. O brasileiro gosta do cinema francês e não tem medo do digital. No ano passado tivemos 700 mil viualizações no Brasil e neste ano queremos chegar a 1 milhão", aposta ele, que cita campanhas com influenciadores para promover o festival. 


Além disso, ele conta que o fato de o festival ser online faz com que ele naturalmente alcance um público mais jovem, que não é o perfil do público de cinema francês tradicional no Brasil.


"Tem uma certa geração para a qual o cinema francês contou muito na construção cultural. A França em geral tinha um impacto mais forte para esta geração. Porém os bons resultados do My French Film Festival mostram que tem uma nova geração que é extremamente curiosa, e que quem faz o esforço de se conectar com esta geração colhe os frutos", analisa."As cinematografias europeias e brasileiras têm que se reinventar para alcançar novos públicos", analisa.


"Hoje o risco é que o cinema se torne um produto cultural para uma certa elite ou um produto cultural limitado a uma certa distribuição. Nós vemos que muitas salas (de cinema) fecharam no Brasil e lamentamos profundamente", acrescenta.


Todos os curtas são gratuitos, em todo o mundo. E todos os anos, o festival inteiro é gratuito em determinados territórios. Neste ano, a gratuidade abrange a América Latina, o Sudeste Asiático, além de Rússia/CEI, Polônia, Romênia, África e Coréia do Sul.


Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.