Rainha Elizabeth II alcança marco histórico de 70 anos de reinado

 

A rainha britânica Elizabeth II completa neste domingo, 6 de fevereiro de 2022, 70 anos de reinado. Steve Parsons POOL/AFP


A rainha Elizabeth II completa neste domingo (6) 70 anos de reinado e se torna a única monarca britânica a reinar por tanto tempo. Ela subiu ao trono em 1952, aos 25 anos, após a morte de seu pai, George VI. Mas a popular monarca pensa em sua sucessão. Ela expressou nesse sábado (5) o desejo de que Camilla Parker Bowles, mulher de Charles, príncipe herdeiro, se torne rainha consorte.


Com informações da correspondente da RFI em Londres, Émeline Vin


Este domingo representa um marco inédito na história do Reino Unido: o “jubileu de platina” de uma soberana. Os 70 anos de reinado de Elizabeth II só não superaram ainda o recorde mundial detido pelo rei francês Luís XIV que ficou 73 anos no trono.


Como acontece tradicionalmente, neste domingo, aniversário da morte de George VI, não haverá comemorações oficiais. Elizabeth II passa o dia em sua residência de Sandringham, uma das propriedades reais. As festividades para celebrar o jubileu de platina acontecem somente em junho, mas o balanço de seu reinado já pode ser feito.


Em 70 anos, a monarca britânica conviveu com 15 primeiros-ministros em Downing Street e nove presidentes franceses. Ela presenciou a entrada do Reino Unido na União Europeia e, recentemente, o Brexit, que marcou a saída do país do bloco europeu. Nessas sete décadas, Elizabeth II usou em suas aparições públicas vestidos, acompanhados de chapéus, de todas as cores do arco-íris.Unidade

Ela não é a rainha apenas do Reino Unido. Em 1952, quando subiu ao trono, a monarca assumiu o comando de seis outros países do Commonwealth, entre eles o Canadá e a Austrália. Com a independência das colônias, Elizabeth II é hoje a chefe de Estado de 15 países da Comunidade Britânica de Nações.


Ao ser coroada aos 25 anos, segue de perto os passos do pai, que morreu de câncer no pulmão com 56 anos. Preocupada em passar uma imagem de continuidade e unidade a seus súditos, o estilo de Georges VI acabou definindo a personalidade pública da rainha Elizabeth II, em todas as circunstâncias.


Camilla “rainha consorte”

Os especialistas da coroa britânica resumem com frequência a ação da monarca com uma única palavra: dedicação. Apesar dos 95 anos e dos problemas de saúde que limitam suas aparições públicas, os britânicos não acreditam em uma abdicação em favor do príncipe herdeiro, Charles, de 73 anos.


No entanto, Elizabeth II aproveitou o jubileu para pôr fim a anos de controvérsia sobre sua nora Camilla. Divorciada e ex-amante de Charles, ela é vilipendiada há anos por seu suposto papel no fim do casamento dele com a princesa Diana.


Em uma mensagem escrita nesse sábado (5), a rainha de 95 anos expressou seu "desejo sincero" de que a duquesa de Cambridge "se torne a rainha consorte" quando o príncipe Charles assumir o trono. Até agora, supunha-se que a segunda mulher do príncipe Charles seria apenas princesa consorte. A declaração mostra que a rainha planeja sua sucessão e que ela tem em alta estima Camilla, de 74, que se casou com o príncipe herdeiro em 2005.


Na mensagem, Elizabeth II renovou "o compromisso assumido em 1947, de que dedicaria a vida a serviço do povo britânico”.


Neste domingo, o príncipe Charles homenageou a mãe por seus 70 anos de reinado. Ele disse que o jubileu de platina é uma oportunidade para os britânicos se unirem. Charles também agradeceu à monarca pela mensagem exprimindo o desejo de que Camilla obtenha o ttulo de rainha consorte quando ele for coroado rei.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.