Sesc PR e SESA juntos na campanha contra a dengue


Instituições mobilizam população paranaense em uma força tarefa contra o mosquito Aedes aegypti e em uma competição de eliminação de focos 


O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR deu início a segunda edição da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra” e ganhou uma nova parceira nesta ação, a Secretaria de Estado da Saúde. Juntas, as suas instituições irão desenvolver ações de conscientização e uma competição entre municípios, em uma espécie de game, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná.


Nesta quarta-feira (9), as entidades programam realizar em diversas cidades do estado, o Dia D de Combate a Mosquito da Dengue. Em todas as unidades do Sesc PR o público pode tirar dúvidas e aprender a usar o aplicativo.


A estratégia principal da campanha é eliminar focos do mosquito, registrar em fotos o antes e o depois, e compartilhar no aplicativo do Sesc PR. Para cada ação haverá uma pontuação. Os participantes, equipes, instituições de ensino e os municípios que mais obtiverem pontos por eliminação do mosquito e criadouros serão conhecidos e premiados após o término da campanha, em data a ser definida.


Na primeira edição da campanha, em 2021, os 3.128 paranaenses, de 249 municípios,  engajaram-se e eliminaram 108.551 focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti. 


No site www.sescpr.com.br/contradengue, o público poderá ter acesso a mais informações sobre a campanha.

Confira a programação do Dia D

- Bela Vista do Paraíso: Na unidade do Sesc, às 15h, será realizada um caça a focos da dengue com alunos.


- Campo Mourão: das 9h às 10h: Os alunos do grupo de idosos do Sesc Campo Mourão serão orientados em como utilizar o aplicativo e, ao redor do quarteirão da unidade, farão uma atividade prática de identificação de focos da dengue.


- Cornélio Procópio: das 10h30 às 11h30 e das 15h30 às 16h, no pátio do Centro de Educação Infantil do Sesc será realizada com os alunos uma atividade lúdica de caça ao mosquito.


- Curitiba: Na Educação Infantil, durante os períodos de chegada e saída dos alunos, serão repassadas informações aos pais sobre a campanha e o uso do aplicativo. No Sesc Portão, das 15h às 16h, será realizada uma roda de conversa com os grupos de idosos, com orientações sobre a prevenção e o combate à dengue e apresentação do app da campanha. 


- Francisco Beltrão: das 8h às 16h, no Calçadão Central de Francisco Beltrão haverá uma exposição sobre a doença, divulgação da campanha e orientação sobre os focos da dengue.


- Foz do Iguaçu: Durante todo o dia, quem visitar a unidade do Sesc Foz do Iguaçu, os alunos e os clientes receberão orientações sobre a campanha de combate à dengue e serão repassadas 


- Guarapuava: das 18h às 19h, a Vigilância Sanitária de Guarapuava realizará uma live sobre o vetor transmissor da dengue e representantes do Sesc explicarão o funcionamento da campanha. Às crianças da Educação Infantil será realizada uma atividade lúdica, com panfletos interativos para colorir, fornecidos pela prefeitura.


- Ivaiporã: das 8h30 às 9h30, haverá uma roda de conversa com o grupo de idosos da unidade.


- Jacarezinho: das 13h30 às 17h, haverá uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação para debater estratégias da campanha.


- Londrina: das 9h às 17h: Visitação às Escolas Municipais para divulgação do App e mobilização para participação de Equipes. Além disso, das 9h às 12h, no Calçadão de Londrina, serão realizadas orientações aos comerciantes sobre a prevenção e combate ao mosquito da dengue. Na unidade do Sesc Londrina Norte, das 8h às 10h30, haverá uma ação de conscientização, orientação e divulgação do App nos Grupos de Idosos, com vistoria guiada no entorno da Unidade. Além disso, também serão explicados nas escolas da região Norte de Londrina, a doença, o aplicativo e como eliminar focos do mosquito.


- Marechal Cândido Rondon: das 11h30 às 13h30: Além de orientações ao público, haverá vistoria nas dependências da unidade para eliminação de focos.


- Maringá: Durante todo o dia serão realizadas diversas ações, como a apresentação da campanha aos municípios integrantes da 15ª Regional de Saúde, orientações para alunos do Sesc e do Senac, grupos de associação de moradores, OAB e setor de saúde.


- Matinhos: Nas ruas centrais e nos estabelecimentos comerciais de Matinhos, será realizada uma ação de combate à dengue, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h.


- Nova Londrina: agentes e representantes do setor de saúde de Nova Londrina estarão reunidos no salão social do Senac para debater estratégias da campanha.


- Paranavaí: durante todo o dia, agentes e representantes do setor de saúde de Paranavaí e lideranças locais estarão reunidos para debater estratégias. À tarde, haverá uma ação especial com as turmas do Curso de Aprendiz, no Senac.


- Pato Branco: com os alunos da Educação Infantil será realizada uma atividade lúdica de caça ao mosquito.


- São José dos Pinhais: no período da manhã, na unidade Sesc São José dos Pinhais será realizada uma reunião com diretores de escolas municipais sobre a campanha


- Toledo: Das 10h às 12h, no Núcleo de Educação de Toledo haverá uma reunião para sensibilizar diretores e coordenadores de escolas estaduais a participarem da campanha.


- Umuarama: Nas ruas centrais e nos estabelecimentos comerciais de Umuarama será realizada uma ação de combate à dengue, com eliminação de criadouros do mosquito da dengue, das 9h às 11h30. Na unidade do Sesc Umuarama o grupo de idosos, crianças e os alunos do Pilates participarão de uma roda de conversa sobre o tema.



Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.