Atletas e paratletas vão levar pinhões e o nome de Curitiba no peito


Os atletas e paratletas que forem representar Curitiba em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais vão levar as cores da cidade e muitos pinhões estilizados no peito. Pela primeira vez, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) vai entregar um kit esportivo para todos os atletas e paratletas beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura. O kit é composto por um agasalho e uma camiseta. 

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A entrega simbólica do kit e o lançamento oficial do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte 2022 foi feita nesta terça-feira (8/3), pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone. O evento foi no Salão Brasil da Prefeitura e reuniu atletas e paratletas incentivados pela Prefeitura. 


“Ficou muito chique e lindo esse agasalho com um monte de pinhõezinhos", observou o prefeito.


Neste ano, o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte vai beneficiar 426 atletas, paratletas e técnicos e 100 instituições esportivas da cidade. O valor do investimento para 2022 é de R$ 4,5 milhões. 


“É com alegria que nós vemos esse novo uniforme com a identidade da cidade. Uma leitura muito inteligente colocar pinhões no agasalho, afinal o nome Curitiba significa 'muito pinhão', e, ao mesmo tempo, o verde da nossa Mata Atlântica. É uma honra ver a bandeira de Curitiba representada nesse uniforme”, disse Greca. 


O prefeito desejou muitas vitórias para os atletas e paratletas incentivados. “É com alegria que nós vemos avançar a ideia da esperança da juventude no esporte”, concluiu Greca. “Que a gente possa erguer o esporte cada vez mais”, completou Margarita.


O prefeito e a primeira-dama também receberam agasalhos do departamento do Incentivo ao Esporte da Smelj.


Apoio fundamental 

Os atletas e paratletas foram representados no evento por Isabela Abreu, do pentatlo moderno, e Ronan Nunes Cordeiro, do paratriathlon. Além deles, um grupo de 19 atletas e paratletas incentivados estiveram na solenidade. 


“Participo desde 2015 do Incentivo ao Esporte. Para nós atletas esse apoio é fundamental para participarmos das competições internacionais”, disse Isabela, que é referência nacional em pentatlo moderno. O esporte reúne hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. Em 2021, Isabela conquistou o tetracampeonato do Brasileiro de Pentatlo Moderno no Rio de Janeiro.


Ronan Nunes Cordeiro começou a inicialização esportiva dentro do Projeto Social de Natação da Prefeitura de Curitiba, no Clube da Gente Bairro Novo, no Sítio Cercado.


“O Incentivo ao Esporte está presente desde o início da minha carreira. Além de ser uma iniciação esportiva, chega até ao alto rendimento. Eu sou um exemplo disso, comecei a treinar na piscina pública do Clube da Gente e no ano passado participei das Paralimpíadas de Tóquio”, disse Cordeiro.


O atleta deu para o prefeito Rafael Greca um quadro com um "macaquinho" (roupa especial de triathlon) igual ao que usa para competir. Em Tóquio, ele terminou a prova de paratriathlon na 5ª colocação.


Orgulho de usar

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, afirmou que os novos agasalhos foram pensados para os atletas e paratletas sentirem orgulho ao usar. “Hoje com os uniformes também entregamos, pela primeira vez, uma identidade. Para vocês terem orgulho de usar, nos esmeramos para fazer um uniforme bonito e acho que conseguimos”, afirmou Pijak. 


Além dos pinhões estilizados, o uniforme é na cor verde e nas costas está escrito "#Orgulho de Ser Curitiba. Incentivo ao Esporte". Na frente há o brasão da Prefeitura de Curitiba, no peito.


Ao final do evento, a primeira-dama Margarita Sansone e as atletas e paratletas incentivadas receberam flores e doces como homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. 


Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma; os vereadores Marcelo Fachinello, Jornalista Márcio Barros, Mauro Bobato, Alexandre Leprevost; o assessor de Articulação Política Lucas Navarro; diretores, chefes dos Núcleos Regionais e profissionais da Smelj.


Como funciona 

O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos diretamente em projetos esportivos desenvolvidos em Curitiba. Saiba mais sobre o programa aqui.

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.