Coluna militar de mais de 60km de tanques e caminhões russos se aproxima de Kiev


Uma impressionante coluna de veículos militares russos, com mais de 60 km de comprimento, se aproxima de Kiev, principal alvo militar da Rússia em sua ofensiva em território ucraniano. As imagens são de um satélite americano.


O comboio "se estende dos arredores do aeroporto Antonov (a 25 km do centro de Kiev) ao sul, até as imediações de Prybirsk, ao norte", afirmou na segunda-feira (28) à noite a empresa americana de imagens por satélite Maxar.


Desde o início da invasão russa à Ucrânia, o aeroporto é cenário de combates violentos. O exército de Vladimir Putin tenta conquistar essa infraestrutura estratégica para tomar a capital.


As imagens mostram dezenas de veículos alinhados um atrás do outro em estradas rurais da Ucrânia, às vezes com nuvens de fumaça nas proximidades, ou prédios em chamas, segundo a empresa.


As imagens também mostram um novo destacamento de tropas, com helicópteros de ataque e veículos terrestres, em Belarus, a menos de 30 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.Desde o início da ofensiva russa na quinta-feira, as forças ucranianas mantêm o controle do acesso ao centro de Kiev, contendo o avanço das tropas russas.


Duas fontes consultadas pela AFP, uma diplomática e outra da área de defesa, afirmaram que Moscou se prepara para iniciar de forma iminente uma nova ofensiva militar. As negociações iniciadas ontem na fronteira de Belarus entre as delegações russa e ucraniana continuam hoje.


Temor de ofensiva iminente

O correspondente da RFI em Kiev, Stéphane Siohan, relata que o clima é de tensão na capital. A cidade está vazia, o centro deserto está coberto de neve. “Há o temor de uma ofensiva forte contra Kiev, na sequência do fracasso das negociações”, explica Siohan, que passou a última noite em um abrigo antiaéreo do tempo soviético, em uma estação de metrô, a cem metros de profundidade. As sirenes de ataque aéreo seguem alertando os moradores de Kiev a permanecer ao abrigo das bombas, acrescenta o correspondente.

A cidade portuária de Mariupol, a leste, está sem eletricidade, após um bombardeio russo. Tropas também estão às portas de Kherson, no sul do país, perto da fronteita com a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014.


O procurador do Tribunal Penal Internacional anunciou a abertura "o mais rápido possível" de uma investigação sobre "crimes de guerra" e "crimes contra a humanidade", cometidos na Ucrânia" desde essa época.

  • Texto por: RFI
  • (com informações da AFP)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.