Curitiba celebra 329 anos com mais de 15 entregas de obras e olhar para a inovação

Uma ampla programação descentralizada e a entrega de mais de 15 obras fazem parte da celebração dos 329 anos de Curitiba. O aniversário é só no dia 29 de março, mas as comemorações iniciam na próxima segunda-feira (7/3), com o lançamento do edital de licitação de construção das primeiras 754 casas do Bairro Novo do Caximba, e vão até o fim do mês.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Curitiba celebra 329 anos com entregas, olhar para inovação e resgate histórico


Inaugurações, assinatura de editais, programação de lazer e cultural, Feira de Inovação e o Smart City Expo Curitiba 2022, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, também fazem parte dos festejos pelo aniversário da cidade.


“Este é o aniversário em que comemoramos nossa amada Curitiba, mas também a retomada econômica rumo ao pós-pandemia e também todas as inovações promovidas na capital, um compromisso da minha gestão e também do Vale do Pinhão”, afirma o prefeito Rafael Greca.


Ele ressalta que a programação busca reforçar o orgulho de ser curitibano e inclui uma campanha institucional e toda uma agenda cultural que se espalhará pela cidade.  


“Nos últimos cinco anos, Curitiba tem dado muitos passos adiante como cidade inteligente, com a adoção de inovações que vem mudando o dia a dia da população, sem, contudo, perder o contacto com as raízes, tradição e assegurando a justiça social”, acrescenta Greca.


Entregas

A partir do dia 7 de março, a comemoração descentralizada pelos 329 anos de Curitiba começa com o lançamento do edital de licitação das primeiras 754 casas do Bairro Novo do Caximba. “Damos início a uma nova etapa do maior projeto de reurbanização urbana e de criação do primeiro bairro inteligente do Brasil”, reforça Greca.


Ao todo, estão previstas 1.147 novas moradias no Bairro Novo do Caximba, em um projeto modelo de Curitiba, com soluções multisetoriais na maior intervenção socioambiental da história recente da capital.


A programação de aniversário também prevê várias inaugurações e lançamentos da Prefeitura a partir de março. Até o fim do mês, serão entregues a reforma do consultório odontológico da Unidade de Saúde Lotiguaçu (Uberaba); a cozinha comunitária do Mesa Solidária no Tatuquara; o Ecoponto do Ganchinho; os Faróis do Saber e Inovação móveis no CMEI Estrela (Fazendinha); a revitalização do Parque Atuba; a nova Rua Eduardo Sprada (CIC); a reforma e ampliação da Casa de Passagem Padre Pio e Centro POP Plínio Tourinho (Rebouças); a revitalização do Cras Iguaçu (Cajuru); a trincheira Fúlvio Alice da Linha Verde (Bairro Alto); a revitalização do Conselho Tutelar do Pinheirinho; o novo Complexo de Segurança Alimentar do Viaduto do Capanema (Armazém da Família e Mesa Solidária); a revitalização da Casa do Imigrante; e as novas pinturas das Ruas da Cidadania da Matriz (Centro) e Bairro Novo (Sítio Cercado).


Ainda serão entregues ações do programa Rosto da Cidade da Prefeitura, como as iluminações cênicas do Obelisco da Praça 19 de Dezembro (Centro), da Igreja de São Vicente (São Francisco), da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora Ucraniana (Mercês), da Paróquia Imaculada Conceição de Maria (Rebouças), do Portal de Santa Felicidade, da Praça 29 de Março, da Igreja do Senhor Bom Jesus dos Perdões (Centro) e do Museu do MuMa (Portão).


Auto e ópera

Além disso, uma extensa programação cultural se espalhará pelos bairros da capital para compartilhar com os curitibanos o espírito de pertencimento à cidade. A partir da próxima quarta-feira (9/3), a Ruas da Cidadania da Prefeitura recebem o Auto da Fundação de Curitiba. As encenações, promovidas pela Fundação Cultural, ocorrerão sempre às 15 horas em todas as dez regionais da cidade.


Uma grande novidade cultural deste ano da programação de aniversário será a versão musical do Auto da Fundação de Curitiba. A Ópera de Curitiba - Evocação dos 329 anos será apresentada, a partir do dia 11 de março, nas regionais Portão, Boqueirão e Pinheirinho, às 20h. O espetáculo lírico será encenado ainda no Memorial de Curitiba, no Teatro da Vila (CIC) e na Ilha da Ilusão (Passeio Público), nos dias 26, 27, 28 e 29 de março.


Em março, música, filmes e leituras ainda vão tomar conta das Ruas da Cidadania, bem como dos espaços culturais da Prefeitura. Destaque para os dois últimos shows em celebração pelos 50 anos do Teatro do Paiol, nos dias 27 e 28 de março. Em seguida, o espaço será fechado para obras de restauro e de infraestrutura. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito Rafael Greca, no dia 27.


Atividades de esporte e lazer, como os Jogos do Piá (a partir do 19/3), as celebrações pelos 40 anos do Zoológico de Curitiba, a comemoração pelos dez anos do Hospital Municipal do Idoso e o lançamento do Portal ODS – Curitiba integram a programação de aniversário. 


Inovação

Referência nacional e internacional em inovações e ações de cidades inteligentes, Curitiba também irá sediar vários eventos comemorativos pelos 329 anos que irão mostrar as transformações que estão melhorando o dia a dia da população.


Em clima de Dia Internacional da Mulher, o Paiol Digital promove nos dias 8 e 9 de março uma programação especial de palestras gratuitas para inspirar o empreendedorismo e inovações femininas. O evento “Paiol Digital Mulheres + Elas Lideram” irá ocorrer presencialmente e on-line no Teatro do Paiol. O destaque internacional do evento será a participação da futurista norte-americana Elatia Abatia, que irá falar sobre Resiliência Regenerativa, em dois momentos no primeiro dia (8/3): em um webinar, às 14h, e, à noite, a partir das 19h, para quem acompanhar a programação no Teatro do Paiol.


Entre os dias 18 e 19 de março, o calçadão da Rua XV de Novembro receberá a terceira edição da Feira da Inovação, promovida pela Prefeitura, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e todo o ecossistema do Vale do Pinhão. O evento reunirá startups e empreendedores que vão expor para a população tecnologias e soluções inovadoras, bem como as ações e programas que estão sendo desenvolvidos pelo município.


Durante a Feira da Inovação, também será feito o sorteio do Grande Prêmio de Aniversário do Nota Curitibana, no valor de R$ 150 mil.


Já nos dias 24 e 25 de março, os olhos do mundo se voltam mais uma vez para a capital, que sediará a terceira edição do Smart City Expo Curitiba. Versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o fórum internacional deverá receber cerca de 15 mil visitantes e irá reunir especialistas em planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.


O evento, no Expo Barigui, será dividido em duas áreas, o congresso e a feira de soluções inteligentes, onde estará o Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da cidade que irá mostrar as soluções e iniciativas desenvolvidas pelo município e pelo ecossistema de inovação de Curitiba.


Na semana do Smart City Expo Curitiba, o prefeito Rafael Greca também será anfitrião da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que irá discutir de 22 a 25 de março pautas dos municípios do país, em áreas como finanças, saúde e inovação. Os prefeitos participantes da reunião também estarão no Smart City Expo Curitiba.


Paiol Digital Mulheres, Feira da Inovação e Smart City Expo Curitiba 2022 integram, além da programação de aniversário, a agenda especial do Movimenta Curitiba, promovida por todo o ecossistema para comemorar os 329 anos da capital. Os eventos têm apoio da Prefeitura de Curitiba, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.

@SMCS

© Copyright 2007 - 2022 Jornal de Curitiba
Publicado por Editora MR Agência Digital