Estudantes aprendem a reproduzir em argila obras de arte

Desenvolver o olhar e conhecer mais sobre a história da cultura paranaense reproduzindo com argila uma obra de arte. Tudo isso é oferecido aos estudantes das escolas curitibanas nas visitas monitoradas do Memorial Paranista.

Foto: Cido Marques/FCC

Estudantes das escolas curitibanas fazem visita monitorada no Memorial Paranista. 


Todas as terças-feiras, o complexo cultural da Prefeitura de Curitiba dentro do Parque São Lourenço abre as portas para grupos de estudantes. A primeira monitoria foi nesta terça-feira (8/3), com um grupo de 32 crianças do 5º ano da Escola Municipal Maestro Bento Mossurunga, do bairro Boqueirão. “É como dizem: a primeira vez a gente nunca esquece e a escultura não é fácil, precisa bastante raciocínio”, disse o aluno Rafael Leal.


A ação de levar escolas para dentro do Memorial Paranista é uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura. 


A professora de arte que acompanhou os alunos, Milene Fuentes, frisou que essas ações modificam a criança e sua forma de agir na sala de aula.

Foto: Cido Marques/FCC

Estudantes das escolas curitibanas fazem visita monitorada no Memorial Paranista

“Cada um vai ter uma memória diferente sobre o que gostou e viu aqui, e vai mudar a compreensão deles pois a visita aproxima o vínculo com a arte”, disse a professora.


Durante o passeio, o conteúdo aprendido anteriormente em sala é utilizado para engrandecer a visita ao acervo e ao espaço do Memorial. “Vivenciando eles compreendem melhor o que estudam nos livros e nas aulas”, disse a professora Analine Manosso.


Adele Valentina dos Santos, de 9 anos, ficou surpresa de poder tocar nas esculturas do artista João Turin, a quem o Memorial Paranisa é dedicado. “O que eu mais gostei foi de ver as esculturas, não me imagino fazendo uma coisa desse tamanho, é muito difícil”, enfatizou.


Como agendar a visita

As inscrições estão abertas para as escolas públicas e privadas interessadas em visitas mediadas ao Memorial Paranista. Os passeios são adaptados de acordo com a necessidade de cada instituição e podem render muitos ensinamentos sobre a arte paranista.


Os encontros serão sempre nas terças-feiras, no Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, em dois horários: às 10h e às 14h. O roteiro dura em torno de uma hora.


As inscrições para grupos escolares são gratuitas e podem ser feitas com até uma semana de antecedência pela plataforma Sympla.


Depois que o formulário de inscrição for preenchido, os colaboradores entrarão em contato com o responsável pela instituição. Recomenda-se que os grupos tenham até 30 pessoas, contando com estudantes, professores de escolas e acompanhantes.


Não há restrições, serão atendidas instituições públicas e privadas. Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Setor Educativo pelo email acaoedparanista@curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.