Nova iluminação cênica destaca obelisco da Praça 19 de Dezembro

Praça 19 de Dezembro ganha nova iluminação cênica no Obelisco e nas esculturas do Homem nu e da Mulher nua. - Curitiba, 09/03/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


O imponente obelisco de 44 metros de altura da Praça 19 de Dezembro, no Centro, construído em concreto armado e coberto com pedras, ganhou iluminação com tecnologia LED, com lâmpadas que mudam de cores. Desde a noite desta terça-feira (8/3), novas luminárias mais modernas, eficazes e econômicas dão destaque à estrutura, marco do centenário da emancipação do Paraná e que guarda os dizeres em homenagem à conquista da autonomia do estado em relação à Província de São Paulo, em 1853.


O lançamento da nova iluminação integra o calendário das comemorações pelos 329 anos de Curitiba.


“A Praça 19 de Dezembro, um dos lugares mais bonitos de Curitiba, está agora destacada com iluminação cênica em tecnologia LED para iluminar o futuro dos que aqui vivem e dos que aqui vão nascer. Bendita Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca.  


Para a valorização do obelisco foram instalados quatro novos projetores de 240 watts, com tecnologia LED RGB, que promovem uma iluminação potente e colorida.


A praça agora se une a outros locais da cidade que podem ter a cor da iluminação trocada para campanhas de conscientização social, como o Outubro Rosa. Nesta semana, por exemplo, o obelisco da praça ficará iluminado cor lilás, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março.


A nova iluminação foi coordenada pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Púbicas. Os projetores foram instalados em nichos de concreto no piso, com grades de ferro para evitar a instalação de poste ou elemento que interfira visualmente na paisagem da praça.

Praça 19 de Dezembro ganha nova iluminação cênica no Obelisco e nas esculturas do Homem nu e da Mulher nua. - Curitiba, 09/03/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


“Com a iluminação do obelisco completamos o novo sistema de iluminação cênica da praça, que em julho no ano passado já havia recebido o sistema luminotécnico especial para destacar os outros elementos arquitetônicos”, contou Rodrigo Araújo Rodrigues, Secretário Municipal de Obras Púbicas.


Sistema luminotécnico

A praça é iluminada com postes e luminárias decorativas também em tecnologia LED, de 4.000K, e os primeiros monumentos receberam iluminação cênica a partir da instalação de projetores de piso LED na temperatura de cor de 3.000K.


“O projeto foi elaborado para criar um contraste e valorizar painéis artísticos, esculturas e a fonte desta que é umas das praças mais simbólicas para a história do Estado”, explica Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obas Públicas.


Rosto da Cidade

A iluminação especial na praça dá sequência aos trabalhos em andamento para evidenciar com luz cênica monumentos históricos e templos religiosos da cidade. Também integra as ações do Rosto da Cidade, programa de revitalização da área central.

Praça 19 de Dezembro ganha nova iluminação cênica no Obelisco e nas esculturas do Homem nu e da Mulher nua. - Curitiba, 09/03/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


Mais do que realçar a beleza e evidenciar a arquitetura e os marcos importantes da cidade, o programa de iluminação cênica da Prefeitura reforça o apoio do município para a valorização do comércio, dos serviços, da gastronomia, da indústria e do turismo na cidade.


Presentes para a cidade

Neste mês de março, de festejos pelo aniversário da cidade, também vão ganhar nova iluminação cênica a Praça 29 de Marco, no bairro Mercês, com destaque ao mural Poty Lazzarotto que conta a história da cidade, e o Portal de Santa Felicidade, que retrata elementos das construções típicas do bairro fundado por imigrantes italianos.


Igrejas da cidade terão suas arquiteturas valorizadas com nova iluminação, entre elas Igreja Bom Jesus dos Perdões, em frente à Praça Rui Barbosa, Igreja São Vicente de Paulo, no São Francisco,  Igreja Ucraniana Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Mercês e Igreja Imaculado Coração de Maria, no bairro Rebouças.


Em dezembro do ano passado foram entregues as novas iluminações das Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a Igreja dos Capuchinhos, também no bairro Mercês, e da Igreja Matriz São José e Santa Felicidade, na Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade.

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.