Paiol Digital Mulheres reúne referências em liderança e empreendedorismo feminino

 


O Dia Internacional da Mulher será festejado, a partir de terça-feira (8/3), quando se celebra a data, com uma edição especial do Paiol Digital. Serão dois dias de programação híbrida (presencial e on-line) do evento gratuito, denominado Paiol Digital Mulheres + Elas Lideram, reunindo profissionais que são referências em liderança e empreendedorismo feminino. Destaque para a participação internacional da futurista norte-americana Elatia Abatia, que irá falar no primeiro dia sobre Resiliência Regenerativa, em um webinar, às 14h, e também de forma remota, a partir das 19h, para quem acompanhar o evento no Teatro do Paiol.


O Paiol Digital Mulheres + Elas Lideram integra as programações do município para celebrar o Dia Internacional da Mulher e os 329 anos de Curitiba.


O evento é promovido pelo Vale do Pinhão, em uma parceria da Prefeitura, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e a entidade Women Leadership.


É possível acompanhar o evento diretamente do Teatro do Paiol (as inscrições já estão abertas) ou nos canais do Youtube do Vale do Pinhão e do Women Leadership.


Veja aqui outras ações de Curitiba para o Dia Internacional da Mulher.


"Elatia Abatia e outros nomes femininos referências em empreendedorismo e inovação vão compartilhar suas trajetórias e inspirar as mulheres que sonham abrir o seu negócio e que querem entender os caminhos dos empregos do futuro”, destaca Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pela política de empreendedorismo da capital.


"A gente acredita que investir na liderança feminina não é apenas uma ação protocolar para equiparar estatísticas: mulheres na liderança contribuem para revolucionar a gestão de uma empresa, trazem impactos reais aos negócios e agregam inovação, engajamento e representatividade", completa Isabella Quartarolli, fundadora da Women Leadership.


Programação

Na terça-feira (8/3), além da palestra de Elatia Abatia, apontada pela Revista Forbes como líder futurista, o Paiol Digital Mulheres + Elas Lideram terá a participação de Alessandra Reis, coordenadora de Projetos na Agência Curitiba e especialista em cidades inteligentes; Luanna Toniolo, CEO da startup curitibana de moda Troc; Nívea Carvalho, educadora e vencedora do prêmio Women that Build; Milca da Silva, consultora em diversidade e inclusão; Mônica Berlitz, fundadora do Clube da Alice; Patricia Baudy, vencedora do Prêmio Empreendedora Curitibana 2021; e Paula Bellizia, presidente de Global Payments no Ebanx. A mediação será de Isa Quartarolli.


Na quarta-feira (9/3), a programação continua com as palestras de Jhenyffer Coutinho, fundadora da startup Se Candidate, Mulher!; Adriane Quintas, gerente de Design do Olist; Amanda Graciano, head de Startups do hub de inovação Cubo Itaú; Ana Claudia Plihal, executiva de Soluções de Talentos do LinkedIn e Mariana Hagel, chief financial officer (CFO) da startup B2Mamy. A mediadora, na segunda noite, será Mariana Censi, analista sênior de eventos da RD Station.


Força das curitibanas

Em Curitiba, o empreendedorismo feminino cresce e tem apoio do município. Quase metade dos 180 mil microempreendedores inviduais (MEIs) são mulheres. São 79,8 mil pequenos negócios da capital (46%) que têm comando feminino, em áreas como beleza, varejo, turismo, sustentabilidade, gastronomia e TI. Além disso, mais e mais startups da capital estão surgindo ou sendo liberadas por mulheres, como Troc, Bcredi, Bnyou e Única Entrega.


Mulheres que sonham abrir o próprio negócio também podem participar do Empreendedora Curitiba. Relançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, o programa do município já beneficiou mais três mil mulheres da capital e região, nos últimos cinco anos, com capacitações presenciais até o fim de 2019 e eventos on-line em 2020 e 2021 devido à pandemia.


As capacitações do programa são preparatórias para o prêmio Empreendedora Curitibana. O concurso bianual reconhece as mulheres que investem em negócios na cidade e busca inspirar o público feminino.


A próxima edição ocorre em 2023 e as capacitações do programa deste ano já começam na próxima semana, com eventos híbridos, que poderão ser acompanhados pela internet e presencialmente, no auditório do Engenho da Inovação (Rebouças).



Informações da SMCS


© Copyright 2007 - 2022 Jornal de Curitiba
Publicado por Editora MR Agência Digital