Pilares do Vale do Pinhão são apresentados em debate no Smart City

 


A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, defendeu, na quinta-feira (24/3), durante debate no Smart City Expo Curitiba 2022, que a inovação seja uma vontade política de todo gestor público. Ela contou que a busca permanente pela excelência em governança é prioridade da administração do prefeito Rafael Greca, que busca disseminar esta cultura em toda a Prefeitura.


"Em Curitiba, a cultura da inovação é sistêmica e todas as secretarias e demais órgãos do municipio estão comprometidos em promover melhorias nos serviços e atendimento ao cidadão", reforçou Cris.


Ela participou no congresso do painel  “Lidando com a Complexidade: Inovação em políticas públicas”, que também teve a participação do Alejandra Núñez Aguilar, pesquisadora do Laboratório Nacional de Política Pública do México, e André Luís Pimenta, secretário de Planejamento e Parcerias de Angra dos Reis (RJ). A mediação foi de Guilherme Dominguez, CEO da Brazillab.


A presidente da Agência Curitiba lembrou que, desde o início da segunda gestão Greca, em 2017, o município buscou desenvolver as bases do Vale do Pinhão, com ações que estimulassem o ecossistema de inovação a atuar em conjunto para fortalecer o desenvolvimento de soluções de cidade inteligente e de negócios inovadores na capital, principalmente, na área de economia criativa e tecnologia.


Pilares

Aos moldes do que fazem as startups, que começam a operar quando ainda estão na fase de aperfeiçoamento de seus serviços e soluções, o Vale do Pinhão foi passando por ajustes. A proposta inicial previa tornar o bairro Rebouças, primeira área industrial de Curitiba, em uma região referência em inovação. “Com o tempo, à medida que recebíamos feedbacks de integrantes do ecossistema empreendedor, o conceito do Vale do Pinhão se expandiu para toda a cidade e foi estruturado em cinco pilares: educação empreendedora, incentivo à implantação de tecnologia, reurbanização focada na economia criativa e sustentabilidade, legislação e incentivos fiscais e integração e articulação do ecossistema”, disse Cris.


Hoje, o Vale do Pinhão está consolidado como o movimento de todo ecossistema de inovação para tornar Curitiba referência em smart city (cidade inteligente) e em desenvolvimento sustentável no país. “É uma mobilização colaborativa, inclusive com um Comitê de Governança, em que participam o poder público, universidades, empreendedores, entidades de fomento, startups, hubs de inovação, movimentos de economia criativa e de impacto social”, observou Cris.


Ela concluiu sua participação compartilhando reconhecimentos nacionais e internacionais de Curitiba por sua vontade política de inovar, como os títulos de uma das seis cidades mais inteligentes do mundo (World Smart City Awards),  da mais inteligente da América Latina (Latan Smart City Award), de primeiro lugar no ranking de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil da ONU e de terceira mais empreendedora do país (Índice de Cidades Empreendedoras 2022).

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.