Greca visita Sacolão da Família referência em produtos da agricultura familiar


Frutas, verduras, legumes e hortaliças vindos diretamente das hortas de produtores familiares da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) são comercializados desde setembro do ano passado no Sacolão da Família do Santa Cândida. O prefeito Rafael Greca visitou, nesta quarta-feira (13/4), esta unidade que se tornou referência para os produtos do Cinturão Verde, denominação para as pequenas propriedades rurais da RMC responsáveis por grande parte dos alimentos que chegam aos consumidores de Curitiba.


“Curitiba acredita na agricultura familiar. Queremos que essa ideia se espalhe por todas as hortas comunitárias, pela Fazenda Urbana, todos os Sacolões e todas as mesas dos curitibanos, para que as famílias tenham acesso a produtos de qualidade por um preço baixo”, disse o prefeito.


O Sacolão Santa Cândida é coordenado pela Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Fecafes), vinculada a 51 cooperativas de produção e comercialização. A federação recebeu do prefeito um certificado de reconhecimento pelo trabalho junto às cooperativas.


Por meio dos programas de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole) e de Desenvolvimento Agroalimentar da Região Metropolitana de Curitiba (Prodam), os agricultores familiares da RMC têm a oportunidade de abertura de comércio na capital.


O Sacolão da Família do Santa Cândida passou por obras de requalificação para adquirir nova identidade visual destacando a agricultura familiar. Já são aproximadamente dez mil atendimentos por mês e mais de 1,5 tonelada de hortifrútis comercializados por dia.


O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destacou que a SMSAN realiza monitoramentos frequentes nas unidades, a fim de garantir qualidade e segurança à população.


Doações ao Mesa Solidária

Em parceria com o projeto Mesa Solidária, o Sacolão Santa Cândida já doou mais de 2,7 toneladas de alimentos que perderam valor comercial, mas que ainda são próprios para o consumo humano. Os hortifrútis são doados ao Banco de Alimentos de Curitiba, que realiza o repasse às entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e que, por sua vez, farão o preparo das refeições que são servidas gratuitamente nos pontos do Mesa Solidária.


Presenças

  • Participaram da visita a presidente da Fecafes e da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidaria de Agudos do Sul e Região, Aline Pasda; o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Balsa Nova, Marcos Dobrinski; o presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar, Luis Claudio Lovato; o presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhano, Fabio Miguel Claudino Pereira; o presidente da Cooperativa dos Produtores Familiares do Vale, Alcemir José Portes; o presidente da Cooperativa de Crédito, Alzemiro Thomé; o diretor do departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus; o diretor do Departamento de Operação Agroalimentar, Eliseu Alves Maciel; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; e o assessor especial de Articulação Política Lucas Navarro de Souza.

(Informações da SMCS)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.