Curitiba começa a iluminar monumentos e praças pela segurança no trânsito


A busca por um trânsito mais seguro é o principal objetivo da Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito (Setran), durante o ano todo. Mas é especialmente neste mês que a administração municipal evidencia ações de conscientização sobre acidentes e mortes no trânsito, integrada ao movimento do Maio Amarelo, uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com o objetivo de colocar a segurança viária em pauta.


"A ideia é que todo mundo se una, porque a obediência às leis do Código Brasileiro de Trânsito é do interesse de quem está andando, de quem está dirigindo ou pedalando e, acima de tudo, das famílias de Curitiba, que não querem perder ninguém por imprudência nas ruas", diz o prefeito Rafael Greca. 


Neste domingo (1º/5), a Praça do Japão recebeu iluminação na cor amarela para marcar a chegada de maio. Em breve, serão iluminados a estufa do Jardim Botânico; a Torre de Cronometragem do Parque Náutico; as Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Portão e Boqueirão; o Portal Santa Felicidade; o Museu Municipal de Arte (MuMA); e as praças 29 de Março e 19 de Dezembro.



Abertura

Oficialmente, a solenidade de abertura para as atividades propostas ao longo do mês acontece às 11h desta segunda-feira (2/5), no Salão Nobre da Prefeitura. Com a participação de representantes dos mais diversos órgãos públicos e da sociedade civil organizada que atuam no trânsito, o evento marca o início das atividades programadas para acontecerem durante o mês de maio.


“Como signatária de iniciativas mundiais como o Programa Vida no Trânsito e o Visão Zero, que defendem boas práticas, a exemplo da redução da velocidade, Curitiba evidencia o Maio Amarelo como uma união de esforços públicos e privados para a transformação que tanto queremos no trânsito”, afirma a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

A superintendente pontua também que a capital paranaense segue os critérios estipulados no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Em Curitiba, o Maio Amarelo é uma parceria entre a Prefeitura, o Observatório Nacional de Segurança Viária e o Comitê Trânsito Seguro.

Manual técnico, debate com especialistas e campanha

Durante a abertura do Maio Amarelo, a Superintendência de Trânsito (Setran) vai lançar o Manual de Projetos Padrões da Sinalização de Trânsito de Curitiba. De caráter técnico, o documento é voltado para profissionais que desenvolvem projetos e implantam sinalização viária, com o objetivo de servir de referência a outras cidades.

Para debater estratégias, ferramentas e inovação na educação para o trânsito, Curitiba sedia o 1º Seminário Intermunicipal sobre o tema, no dia 23. E, voltada ao público em geral, nos próximos dias a Prefeitura lança uma campanha publicitária de respeito no trânsito, além do engajamento da gestão municipal com o tema nas redes sociais oficiais do órgão.

Atividades educativas

Boas condutas, respeito e empatia no trânsito serão reforçados em atividades educativas, em um trabalho coordenado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran). Outras ações, propostas pelo Comitê Trânsito Seguro, também terão a participação de agentes da EPTran. 

A primeira delas acontece também na segunda-feira, logo após a abertura do Maio Amarelo, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, em frente à Prefeitura.

Confira a programação completa (sujeita a alterações): 

  • 2/5 manhã: Abertura e abordagem educativa - Comitê Trânsito Seguro    
  • Prefeitura Municipal de Curitiba - Avenida Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico    
  • 3/5 manhã e tarde: Palestra em sala e abordagem de saída de alunos. Escola Municipal Professor Herley Mehl - R. Saturnino Arruda dos Santos, 80 - Pilarzinho                                           
  • 4/5 manhã e tarde: Palestra em sala e abordagem de saída de alunos. Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan - Rua Velcy Bolívar Grandó, 105 - Uberaba
  • 5/5 manhã e tarde: Abordagem educativa a motociclistas                    
  • Local a confirmar                                               
  • 6/5 manhã e tarde: Palestra em sala e abordagem de saída de alunos. Escola Estadual Gottlieb Müeller - Rua Bom Jesus de Iguape, 3.333 - Boqueirão                                           
  • 7/5 tarde: Ação educativa - Comitê Trânsito Seguro. Shopping Jockey Plaza - Rua Konrad Adenauer, 370 - Tarumã                           
  • 9/5 manhã e tarde: Ação educativa em visita de escola à EPTran. Sede EPTran - Bosque Fazendinha                                                
  • 10/5 manhã: Ação educativa em visita de escola à EPTran. Sede EPTran - Bosque Fazendinha                                               
  • 11/5 tarde: Estande educativo. Sesc Água Verde - Avenida República Argentina, 944 - Vila Izabel                                           
  • 12/5 manhã: Ação educativa – abordagem a pedestres. Rua XV de Novembro - em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP) 
  • 14/5 manhã: Treinamento para monitor de eventos. Sede EPTran - Bosque Fazendinha                                               
  • 15/5 tarde: Ação educativa - Comitê Trânsito Seguro. Shopping Curitiba - Rua Brigadeiro Franco, 2.300 - Centro                           
  • 17/5 manhã e tarde: Ação educativa em visita de escola à EPTran - Sede EPTran - Bosque Fazendinha                                                       
  • 20/5 manhã: Ação educativa - apoio Mobi Anjos - Comitê Trânsito Seguro. Praça Rui Barbosa            
  • 22/5 tarde: Ação educativa - Comitê Trânsito Seguro. ParkShopping Barigui - Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Mossunguê                                       
  • 23/5 manhã e tarde: 1º Seminário Intermunicipal: Estratégias, ferramentas e inovação na educação para o trânsito                     Parque Barigui - Alameda Ecológica Burle Marx - Santo Inácio        
  • 26/5 manhã e tarde: Estande educativo Ifood. Sede EPTran - Bosque Fazendinha                                               
  • 27/5 manhã e tarde: Ação educativa em visita à EPTran - Programa Linhas do Conhecimento. Sede EPTran - Bosque Fazendinha             
  • 29/5 tarde: Ação Educativa - Comitê Trânsito Seguro. Shopping Estação - Avenida Sete de Setembro, 2.775 - Centro    

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.