Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet é recebida pelo prefeito


Nesta terça-feira (17/5), o prefeito Rafael Greca recebeu no Palácio Solar 29 de Março a visita da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, que veio conhecer projetos e programas da capital paranaense.

Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, Greca agradeceu a parceria com o governo francês em diversos projetos que estão sendo implantados na cidade.

“É com muita honra e satisfação que, em nome do povo curitibano, recebemos a visita da embaixadora Brigitte Collet. A parceria entre nossa cidade e a França vem de longa data e nesta visita estreitamos ainda mais nossa amizade e parceria com empresas francesas já instaladas aqui e também com o governo francês. Viva Curitiba e viva a França” disse o prefeito.

Projetos importantes como o do Bairro Novo do Caximba, que tem como agente financiador a Agencia Francesa de Desenvolvimento, estão em andamento na cidade.

“Fiquei impressionada com o que vi. Curitiba tem a melhor qualidade de vida da América Latina e com o apoio do governo francês vamos ajudar a melhorar ainda mais esta cidade que é referência em economia sustentável, transporte coletivo e desenvolvimento tecnológico”, disse a embaixadora.

O prefeito ofereceu à embaixadora um concerto do pianista Thiago Teixeira e da soprano Ornella de Luca. Os dois apresentaram canções como a cantilena da Bachiana nº 5, de Heitor Villa-Lobos, Saudades do Brasil, de Darius Milhaud, Hino Nacional Brasileiro, de Louis Moreau Gottschalk, Je Veux Vivre, de Charles Gounod, além da fantasia para piano de Franz Liszt sobre a Marselhesa.


Presenças

  • Participaram da recepção à embaixadora o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d'Orfeuil; o cônsul honorário da França em Curitiba, Antônio Fleischman; o vice-presidente da Renault para América Latina, Luiz Pedrucci; o presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo; o diretor jurídico da Renault do Brasil, Fabio Andrade; a presidente da Aliança Francesa em Curitiba, Raquel Masiero; a diretora da Aliança Francesa em Curitiba, Coline Lefevre; o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil em Curitiba, Germano Ferraz Paciornik; a conselheira de Assuntos Franceses no Exterior, Ana Paul Ferraz Martins; a presidente da Acolhida Francesa em Curitiba, Paola Carrisi-Jegad; a presidente da Associação das Famílias Francófonas de Curitiba, Claudia Laurent; Anne-Marie Ballande Romanelli, conselheira consular, e Gilles Ballande Romanelli.

Também participaram os secretários do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; do Meio Ambiente, Marilza Dias; da Comunicação Social, Cinthia Genguini; de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; e de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto; a presidente Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; a assessora do gabinete do prefeito, Cibele Dias; o presidente da CuritibaPrev, José Luiz Rauen; o assessor de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; o presidente do Icac, Marino Galvão Junior; e o vereador Mauro Ignácio.


Agencia Francesa Desenvolvimento

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) é uma antiga parceira do município. Curitiba foi a primeira cidade do país a receber um financiamento da agência, em 2011, para obras de Recuperação Ambiental e Ampliação da Rede Integrada de Transporte (RIT), com o financiamento do lote 3.1 (Estação Fagundes Varela - 36,1 milhões de euros) da Linha Verde, e, mais tarde, com o lote 3.2 (trincheira Fulvio Alice), além de obras ambientais e de regularização fundiária em ações integradas nas secretarias e órgãos da municipalidade, como Ippuc, SMMA, SMOP, Urbanismo, Educação e Cohab.  

Os investimentos da AFD na área do Meio Ambiente integram o projeto Viva Barigui, com implantação de parques lineares, recuperação das margens do rio e integração dos conjuntos dos parques Tanguá, Tingui, Barigui, Cambuí, Guairacá, Mané Garrincha e Paulo Roberto Biscaia. O projeto tem ações de médio e longo prazos para infraestrutura, fiscalização, educação ambiental e mobilização social, tendo participação do município e de parceiros da sociedade civil organizada.

O mais recente financiamento da AFD em Curitiba é o Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, assinado em 2020, com investimentos de 38,1 milhões de euros para recuperação da área de preservação permanente das bacias do Barigui e Iguaçu. A região é uma área de ocupação irregular que vem se consolidando nos últimos 12 anos.

O projeto vai promover o reassentamento de 1.147 famílias que hoje vivem em uma área de risco ambiental e sanitário, sujeita a alagamentos e enchentes. A área da Vila 29 de Outubro também será regularizada e urbanizada, o que permite a administração pública atender à população com serviços básicos como transporte coletivo, coleta de lixo, redes de água, luz e esgoto.

O projeto prevê ainda ampliação da Escola Municipal Joana Raska, novo CMEI, Unidade de Saúde e Cras, além de um parque linear e a recuperação do corredor verde nas margens do Rio Barigui. O primeiro edital está em andamento, para a construção das primeiras 752 unidades habitacionais mais obras de infraestrutura, no valor de R$ 168 milhões. Os envelopes serão abertos no dia 2 de junho.



Visita cultural
Na segunda-feira (16/5), a embaixadora francesa no Brasil, Brigitte Collet, esteve no Memorial Ucraniano e na Escola de Patrimônio, ambos espaços da Fundação Cultural de Curitiba. As visitas foram acompanhadas da presidente da FCC, Ana Cristina de Castro.

No Memorial Ucraniano, ela foi recepcionada pelo cônsul da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski, e pelo presidente da Representação Ucraniana no Brasil, Vitório Sorotiuk. 

Antes da visita ao Memorial Ucraniano, a comitiva passou pela Escola do Patrimônio, no Centro Histórico de Curitiba, para conhecer as instalações do curso de pós-graduação em Patrimônio, Arquitetura e Cultura desenvolvido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em parceira com a FCC e a École de Chaillot, da França.

“O cuidado com o patrimônio é muito importante para a França e temos muito orgulho de ver iniciativas que se preocupam com isso, como a desse curso, e de ter a parceria com a renomada École de Chaillot. Reafirmo que vamos continuar apoiando esse projeto e as ações futuras que possam vir com essa relação”, afirmou a embaixadora.

(Informações da SMCS-Prefs)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.