Reunião intersetorial define estratégias para projeto habitacional no Atuba

0

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) coordenou nesta sexta-feira (6/5) uma reunião de diferentes núcleos regionais representantes das secretarias municipais na Administração Regional Boa Vista. O objetivo do encontro foi integrar as ações para desenvolvimento do projeto de urbanização da Vila Divino, no Atuba, que vai reassentar 108 famílias em novas moradias.

 Foto: Eduardo Amatuzzi



“Trabalhar a intersetorialidade é uma forma de respeito pelo cidadão que está na ponta do processo. Além das novas casas, os moradores beneficiados são atendidos por diversos serviços das diferentes secretarias, que tem seus próprios métodos de trabalho. O diálogo é a maneira mais eficiente de todos os núcleos estarem alinhados para que a informação chegue de forma clara aos moradores”, destaca a administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr.


O projeto de urbanização da Vila Divino é uma determinação do prefeito Rafael Greca. Em 2021, a intervenção da Cohab foi selecionada para receber recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, porém a Secretaria Municipal de Finanças avaliou como muito altos os juros e o período de financiamento.


“Para assegurar o compromisso com os moradores determinei a execução do projeto com recursos do município. Os investimentos vão transformar a realidade das famílias que hoje enfrentam situação de precariedade habitacional”, afirma o prefeito.


Investimento

Serão investidos R$ 25 milhões para a construção de 108 novas casas de dois quartos, divididas em três condomínios. Também serão executadas obras de infraestrutura como implantação de pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto.


Todas as moradias farão parte do programa Cohab Solar, ou seja, contarão com painéis fotovoltaicos que transformam radiação solar em energia elétrica e reduzem as contas de luz das famílias.


“Estamos ampliando na cidade as casas equipadas com sistema fotovoltaico. A luz solar é uma energia não poluente, então, desta maneira, colaboramos com o meio ambiente ao mesmo tempo que geramos uma grande economia para os moradores”, destaca o presidente da Cohab, José Lupion Neto.


Localizada sob torre de alta-tensão nas margens do Rio Atuba, a Vila Divino surgiu há mais de dez anos. Os moradores não contam com saneamento, drenagem de águas pluviais, energia elétrica nem pavimentação de ruas.


Visando melhorar a qualidade de vida da comunidade e ao mesmo tempo manter seus vínculos com o território, o projeto prevê a construção das novas casas na mesma área, porém em locais sem restrições habitacionais.


Etapas

Para isso, a intervenção acontecerá em duas etapas. A primeira vai remover 72 famílias, que durante o período de obras receberão o benefício auxílio-moradia para que aluguem casas para morar enquanto a construção avança.


Após a transferência, as moradias atuais serão demolidas para dar lugar ao canteiro de obras. Quando as primeiras moradias ficarem prontas, as famílias que permaneceram na vila serão transferidas para as casas novas e isto abrirá espaço para o canteiro de obras da segunda etapa.


Reunião

A reunião desta sexta-feira (6/5) abordou diversos desafios que serão enfrentados pelos núcleos regionais na execução do projeto, em especial com as famílias que precisarão sair da vila temporariamente para abertura de canteiro de obras.


“Se elas se mudarem para outra regional será necessário transferir todos os cadastros em serviços municipais a que elas têm acesso, para que ninguém saia prejudicado. Para assegurar isto, será preciso um esforço de todos os núcleos envolvidos”, destaca a assistente social da Cohab, Samira Boava.


Todavia existem especificidades, como na questão das vagas em CMEIs e escolas, nas quais a orientação é que mantenham os filhos nas mesmas instituições para assegurar as vagas.


Além da administradora regional do Boa Vista, Janaína Gehr, e de Samira Boava, também participaram da reunião a articuladora da Cohab Edicione de Souza; Mauricio Figueiredo, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Elaine Bomfim, da Secretaria Municipal da Saúde; Michele Prado, da Educação; José Fantinato, da Guarda Municipal; Dulcimeri Stawinski, do Urbanismo; José Netto, do Esporte, Lazer e Juventude; Luane Ribeiro, da Fundação Cultural; Ana Paula Tomio, da FAS; e Vilson Bajerski, da Secretaria Municipal de Finanças.

(Informações da SMCS)

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.