Fogo continua a atingir a Europa

Na Grécia, nos arredores de Atenas, um incêndio obrigou à retirada de pessoas. O fogo, que começou na base do Monte Pentélico, empurrado pelos ventos fortes, rapidamente se espalhou. Na terça-feira à noite, 78 bombeiros assistidos por 22 viaturas e 16 aviões tentavam domar o fogo que ardia em duas frentes.

No sudeste de França, na região de Gironda, dois grandes incêndios, alimentados por florestas de pinheiros, forçaram dezenas de milhares de habitantes a fugirem de casa.

Em vários locais de férias de Verão, tais como a famosa Dune du Pilat, os fogos destruíram diversos espaços de campismo, impondo um fim abrupto às férias.

"A duna está atrás de nós, o bosque, tristemente, está carbonizado, como podemos ver. Infelizmente, é uma paisagem de desolação que vai levar tempo a encontrar a sua beleza", explica o Chefe de Comunicações do SDIS 33 Gironda, Comandante Matthieu Jomain.

Redemoinhos de vento e calor extremo têm complicado o combate aos incêndios. Pensa-se que um dos fogos perto de Bordéus tenha sido provocado deliberadamente.

Em Espanha, os combates aos incêndios estão a ter lugar em várias frentes: noroeste de Zamora, Galiza e a Costa del Sol, que está, agora, sob controlo.

Os peritos dizem que, este ano, o calor extremo e os fogos florestais chegaram três semanas mais cedo do que o habitual.Em Portugal, o baixar das temperaturas aliviou a pressão sobre os operacionais no terreno, contudo, para esta quarta-feira, está previsto que as temperaturas voltem a subir.

© euronews

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.