Linha Turismo completa 28 anos no sábado e encanta moradores e turistas

0

Neste sábado (9/7), a Linha Turismo completa 28 anos de funcionamento. Implantada em 1994, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, a linha foi ganhando várias melhorias ao longo dos anos e servindo de modelo para várias cidades brasileiras.

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

28 anos da Linha Turismo de Curitiba. Curitiba, 07/07/2022. 

Neste mês de aniversário e férias escolares, a Linha Turismo está funcionando excepcionalmente durante todos os dias da semana. O objetivo é que mais pessoas possam passear e aproveitar a temporada de inverno na cidade.


A previsão da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia a linha turística, é que o movimento de passageiros no mês de julho dobre em relação a junho.


"A Linha Turismo é um atrativo da nossa cidade de Curitiba, que merece ser visitada pois acolhe a todos. E o melhor, neste mês, o serviço funciona de domingo a domingo para os turistas e, mesmo, para os curitibanos que queiram redescobrir os atrativos da capital", destaca o prefeito Rafael Greca.


Criando lindas memórias

O casal de contadores Anderson Alves de Oliveira e Fabiana Ferraz de Oliveira, ambos de 47 anos, realizaram a rota da Linha Turismo duas vezes. A família de Belo Horizonte esteve em Curitiba para uma conferência e aproveitaram para conhecer os pontos turísticos mais famosos da capital, junto do filho, Anderson Jr, de 11 anos.


“Nós amamos os parques e o Jardim Botânico, é tão lindo quanto as fotos mostram. Estamos doidos para voltar com mais tempo. Excelente também porque podemos desembarcar quantas vezes quisermos, até 24 horas depois de começar o trajeto”, elogia Fabiana.


A enfermeira Mara Lúcia Ollman, de 43 anos, e a nutricionista Janaína Alves Magalhães, de 31 anos, também aproveitaram a folga para passear. “Eu já havia feito o passeio algumas vezes quando vinha para Curitiba e nunca me decepciono. Por isso, trouxe a Janaína que nunca tinha feito o passeio para conhecer Curitiba”, explica Mara. 


Janaína afirma que estava animada para visitar a Ópera de Arame e o Jardim Botânico. “São espaços lindos quando vejo online, e sempre dizem que são os mais bonitos”, elogia.


O funcionário público Lucas Mendes Maske, de 32 anos, nasceu em Curitiba e mora no Rio de Janeiro há 9 anos devido ao trabalho. Quando tem folga, ele retorna para relembrar seus pontos favoritos da capital. 


“Pensei em alugar um carro, mas o ônibus é a melhor opção para ver todos os parques, os principais pontos, e descer tirar fotos. A Universidade Livre do Meio Ambiente também é um ponto favorito. Estou aproveitando para mostrar o que fazer em Curitiba para os amigos do Rio”, relata. 


Aprimoramentos

Em 2008, a Linha ganhou uma frota mais moderna, com ônibus de dois andares, o famoso double deck, símbolo de Londres e que possibilita uma vista mais privilegiada dos pontos turísticos da cidade.


Ao longo dos anos, novos idiomas foram sendo inseridos nas descrições dos pontos de interesse e atualmente estão disponíveis o português, inglês, espanhol e francês.


Em fevereiro de 2019, a Linha deu mais um passo no processo de modernização, eliminando os ingressos de papel para o embarque e passou a adotar cartões 24h, estampados com pontos turísticos. Com validade de 24 horas, o cartão permite reembarques em qualquer ponto de parada durante esse prazo, além de ser uma lembrança para os turistas levarem para casa.


Ainda em 2019 foi lançado o Projeto Primavera, em comemoração ao início da estação das flores no período de 21/9 a 20/12, que incentiva moradores da cidade a também usarem a Linha e turistarem na cidade onde vivem. Através do Projeto, a Prefeitura de Curitiba permite a utilização do cartão-transporte, com créditos adquiridos por pessoa física, para embarque no ônibus.


11 milhões de embarques

Desde que a Linha foi implantada, já ocorreram cerca de 11 milhões de embarques. Depois de dois anos de pandemia, com vários períodos de isolamento e restrições sanitárias, turistas e moradores de Curitiba voltaram a passear pelos pontos turísticos da capital.


O número de passageiros na Linha Turismo alcançou 73.964 usuários no primeiro semestre,  um volume foi 564% superior ao do primeiro semestre 2021, quando, por conta das restrições sanitárias, apenas 11.127 pessoas haviam usado o ônibus turístico nesse período. No mesmo período foram realizados 301.483 embarques, já que o cartão pode ser usado diversas vezes durante um ciclo de 24h. 


Curitiba na Linha Turismo

O passeio na Linha Turismo passa por 26 pontos turísticos, como Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Parque Barigui, Passeio Público e Parque Tanguá. São 48 quilômetros percorridos em cerca de três horas em locais onde é possível apreciar a arquitetura, história, memória, arte e a natureza da capital paranaense.


O roteiro começa na Rua 24 Horas, no centro da Cidade, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. O bilhete dá direito a embarques ilimitados na linha, em um período de 24 horas, após a sua primeira utilização de embarque.


O pagamento, de R$ 50, pode ser feito com cartão de crédito, débito ou em dinheiro. São aceitas as bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Saiba mais clicando aqui.


  • Serviço: Linha Turismo
  • Funcionamento: todos os dias no mês de julho
  • Horário: das 8h30 às 17h30
  • Ponto inicial: Rua 24 horas
  • Crianças menores de seis anos não pagam tarifa


Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover a cidade como destino turístico. Reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.

Informações SMCS-PREF

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.