Curitibanos aficionados por inovação começam a testar ônibus elétrico

Quem for ao Parque Brigui, neste fim de semana, para atividades físicas ou passear com a família, pode dar uma volta no  ônibus elétrico da chinesa Higer, que está em demonstração em Curitiba. O trajeto é de seis quilômetros entre o Terminal Campina do Siqueira e o Parque Barigui, com viagens de hora em hora, sábado (17/9) e domingo (18/9), das 9h às 20h.


Primeiro dia de teste do ônibus elétrico para o público, no Parque Barigui. Curitiba,17/09/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Os amigos Hipólito Rodrigues da Silva Filho e Alexandre Breda acordaram cedo para fazer o embarque no terminal. Apaixonados por ônibus, os dois puderam participar juntos do teste realizado neste sábado (17).  A experiência foi interessante na opinião de Breda. “É muito bacana ver Curitiba rumo à eletrificação do transporte coletivo e poder dizer que  testemunhei o início disso tudo”, destacou o engenheiro mecatrônico.  Além do Terminal Campina do Siqueira (onde o usuário precisa pagar a tarifa para entrar), havia pontos de parada para embarque e desembarque gratuitos no Salão do Automóvel, Pavilhão de Eventos e no Salão de Atos, no Parque Barigui. Fiscais da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade, acompanharam a operação.


O veículo

Com 12,2 metros de comprimento, o veículo Higer Azure A12 BR, do tipo padron, tem, segundo a fabricante, capacidade para transportar 78 pessoas, e autonomia de 270 quilômetros, graças a um conjunto de 12 baterias.


O veículo é carregado no período noturno, em uma estação montada na garagem da viação Redentor, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O tempo máximo de recarga é de quatro horas.


A demonstração da Higer faz parte de uma série de ações que celebram a mobilidade sustentável na capital no mês de setembro. As atividades ocorrem de 16 a 29 e celebram também a Semana da Mobilidade, que inclui o Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro.


Já na segunda-feira (19/9), o ônibus elétrico começa um período de testes de cinco dias, com bilhetagem, em linhas da capital. A primeira será a 801 Campina do Siqueira/Batel. Na terça (20/9) será a vez da 380 Detran/Vicente Machado; seguida pela 617 Jardim Ludovica, na quarta (21/9); 654 Campo Alegre, na quinta (22/9); e 826 Campo Comprido/CIC, na sexta (23/9).


O ônibus circulará nas linhas no período das 6h às 20h, em uma tabela especial, entre os horários dos demais veículos. 

Informações da SMCS

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.