Espetáculo traz contos dos irmãos Grimm para a realidade curitibana



Os pequenos curitibanos estão prestes a se encantar com a magia dos Contos dos Irmãos Grimm por meio da arte do teatro de sombras com o espetáculo “Contos do Bosque”, da Companhia Karagozwk. A peça faz uma releitura das histórias de "Chapeuzinho Vermelho” e ''João e Maria” e traz os dois contos para a realidade do Brasil contemporâneo, tendo como cenário a cidade de Curitiba.  A apresentação de estreia ocorre nesta quarta-feira (28), às 09h, 14h e 15h, no Teatro Londrina, localizado no Memorial de Curitiba para escolas da rede pública de ensino. 


“Contos do Bosque” foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba e é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal. O projeto é promovido pela Companhia Karagozwk, tem coordenação da ABC Projetos Culturais e conta com o patrocínio da EBANX e Supermercados Condor


No total, serão feitas 40 apresentações gratuitas para os alunos das escolas municipais de Curitiba, atingindo duas mil crianças, com o objetivo de ampliar a percepção delas sobre a cidade em que vivem e as diferentes realidades que compõem o dia a dia. O espetáculo garante o acesso ao público com deficiência auditiva, por meio da linguagem de libras promovendo a inclusão social.


Segundo Marcello Andrade dos Santos, diretor do espetáculo e da Companhia Karagozwk, “Contos do Bosque'' é uma produção que valoriza a cidade de Curitiba, gera identificação e empatia com o público e o faz refletir sobre diversas problemáticas sociais. “É um espetáculo que entrelaça dois contos muito famosos adaptados para os dias de hoje, com pitadas de suspense e aventura, e ainda sugere reflexões para as crianças”, conta. 


O diretor também ressalta que, ao final do espetáculo, os artistas abrem espaço para perguntas e explicam como funciona essa interessante técnica milenar de animação, bem como a importância da pesquisa sobre o assunto, que consequentemente estimula a busca do conhecimento pelos mais jovens.


De acordo com o responsável pelo texto e assistente de direção,  Surian Barone, a peça inova não somente na dramaturgia, mas também nas linguagens para conversar com o público: “Contar histórias é sempre um desafio que exige versatilidade e domínio técnico, porém contar duas histórias ao mesmo tempo, utilizando-se de três linguagens diferentes, que é o  teatro, o vídeo e a animação em sombras, é uma inovação da  Companhia”. 


Para Barone, o espetáculo é um retrato da Curitiba contemporânea e das histórias que integram o cotidiano da cidade. “As histórias de João e Maria e Chapeuzinho Vermelho acontecem num cenário urbano, com suas belezas e conflitos, próprios de uma cidade grande. Contos do Bosque é uma história repleta de mistérios, suspense e aventura, e como toda ficção, utiliza-se de elementos da mais pura realidade, com imparcialidade e respeito ao público”, diz.


A peça 


João e Maria protagonizam a história narrada através das formas animadas do teatro de sombras, enquanto Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e Corcunda (Mestre de Cerimônia e Guardião de Chapeuzinho), intercalam a encenação, protagonizando as cenas no palco e nas projeções em vídeo, que se fundem ao teatro de sombras. As duas histórias se entrelaçam e são contadas simultaneamente, com humor, suspense e muita aventura. Elas têm como pano de fundo a cidade de Curitiba, com suas belezas e desafios inerentes aos grandes centros urbanos.


A Companhia Karagozwk 


A Companhia Karagozwk é especialista na arte milenar do teatro de sombras e atua há 37 anos na região Sul do país. Desde 2009, é citada pelo Dicionário do Teatro Brasileiro como referência no Brasil na prática desta arte. Além dos inúmeros espetáculos, a Companhia Karagozwk ministrou mais de 40 oficinas pelo Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, com a intenção de difundir o conhecimento e estimular o estudo desta arte.


O diretor da peça e da Companhia Karagozwk, Marcello Andrade dos Santos, tem especialização em teatro de sombras no Instituto del Teatro de Sevilla, na Espanha, no ano de 1986. Em 2012, representou o Brasil no X° Taller Internacional de Teatro de Títeres de Matanzas em Cuba e em 2015 ministrou um Taller de teatro de sombras na Escuela Latino Americana del Arte de Los Títeres, no México.


Uma característica da Companhia Karagozwk é que ela desenvolve sua própria linha de equipamentos de iluminação de forma sustentável no atelier em Curitiba, utilizando diversos materiais recicláveis e contribuindo dessa forma para a preservação do meio ambiente. Segundo Marcello, “Contos do Bosque'' marca um novo passo da Companhia dentro da pesquisa das imagens projetadas no teatro de sombras, agora aliando refletores desenvolvidos artesanalmente com aparelhos especializados e tecnologia avançada.


Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.