Lula da Silva vence Bolsonaro: "É hora de baixar as armas"

0

Lula da Silva (PT) celebra vitória eleitoral com o "vice" Geraldo Alckmin (PSB)   -   Direitos de autor  AP Photo/Andre Penner

Lula da silva foi eleito presidente do Brasil depois de vencer a segunda volta das presidenciais com 50,9% dos votos. Jair Bolsonaro ficou nos 49,1%.


Lula da Silva está de regresso à cadeira da presidência, onze anos depois. O candidato do Partido Trabalhista foi chefe de Estado do Brasil entre 2003 e 2011 e acabou de ser eleito presidente nas presidenciais de 2022. 


No discurso de vitória, Lula da Silva disse que "o Brasil está de volta", que o povo "não quer mais brigar" e que "é hora de baixar as armas".



Jair Bolsonaro chegou a estar à frente na corrida, durante a contagem dos votos. Mas depois da contagem de 60% das secções, Lula da Silva recuperou a liderança e não mais a largou.


Lula da Silva e o "vice" Geraldo Alckmin foram declarados vencedores destas presidenciais com mais de dois milhões de votos de diferença (1,8%) em relação à "chapa" Bolsonaro-general Braga Netto.No fim da noite, do lado de Bolsonaro, houve silêncio. O ex-presidente do Brasil não apareceu em público, nem para o habitual discurso de derrota.

Ex- presidenta Dilma Rousseff esteve ao lado de Lula da Silva na festa. AP Photo/Marcelo Chello


Alguns apoiantes, citados pelo portal G1, dizem ter sido informados pela assessoria do presidente cessante que ele teria ido dormir após ver confirmada a derrota.


Bolsonaro vence na maioria dos estados

Lula da Silva conquistou 13 estados brasileiros e Jair Bolsonaro conseguiu vencer em 14 estados. 



Jair Bolsonaro conseguiu vencer no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas Lula da Silva conquistou o estado de Minas Gerais. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.