Grandes shows a preços populares para assistir na 40ª Oficina de Música de Curitiba

0

Com mais de 200 shows e concertos, 40ª Oficina de Música celebra os 330 anos de Curitiba. Foto: Paulo Rapoport


@SMCS

Com mais de 200 shows e concertos, 40ª Oficina de Música celebra os 330 anos de CuritibaCom uma programação totalmente presencial, de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, a Oficina de Música de Curitiba retoma nesta sua 40ª edição o modelo que a consagrou como um dos mais importantes festivais do país, na área de formação e difusão da música erudita e popular. 


Nesta efetiva retomada, o evento celebra as suas quatro décadas de realização com uma programação intensa e inovadora de cursos e espetáculos, constituindo-se também no marco inicial das comemorações dos 330 anos da capital paranaense e dos 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba.Nas duas edições anteriores, em razão da pandemia de covid-19, a Oficina teve que se adaptar às circunstâncias da crise sanitária. Em 2021, ela foi realizada pela primeira vez e integralmente na modalidade virtual. Em 2022, o festival, que tradicionalmente acontece no mês de janeiro, foi transferido para o mês de julho, com cursos presenciais, híbridos e on-line.


"Curitiba será ocupada pela música nesses 12 dias que iniciam às celebrações dos 330 anos da cidade. Serão muitos palcos, centenas de concertos e de shows, metade deles gratuitos para a população aproveitar a beleza da arte e da cultura", destaca o prefeito Rafael Greca


Desta vez, até mesmo os cursos de música antiga, que nos últimos dois anos foram realizados de forma on-line, passam a ocupar as salas de aula da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Prado Velho, que também volta a ser a sede oficial da Oficina de Música.


Mais de 100 atrações gratuitas

Com 12 dias de programação, a 40ª Oficina de Música começa com 210 eventos confirmados, mas com a possibilidade de incorporar mais shows e concertos de alunos e professores durante o período de realização. São 100 eventos gratuitos, muitos dedicados ao público infantil.Os espetáculos pagos têm ingressos a preços que variam de R$ 15 a R$ 50. Neste valor poderão ser vistos shows de grandes nomes da música brasileira como Vanessa da Matta, BNegão e Gilsons, e concertos com o pianista Arnaldo Cohen e com solistas do Teatro Colón de Buenos Aires (Argentina).


Shows todos os dias

O Teatro Guaíra será o palco principal da Oficina, com shows todos os dias. Além desses destaques, o Guairão receberá o compositor Edu Lobo, a cantora carioca Ilessi, um sexteto de notáveis instrumentistas apresentando repertório inédito de Pixinguinha, e grandes solistas internacionais, como o pianista português Pedro Burmester. Será também o palco para as grandes orquestras formadas com os participantes do evento.


Viagem no tempo através da música

Estarão igualmente repletos de programação locais como o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), Capela Santa Maria, Teatro da Reitoria, Teatro Cleon Jacques (Memorial Paranista), Teatro Londrina, Capela dos Fundadores (Memorial de Curitiba), Auditório Regina Casillo, Capela da Glória, Oratório de Bach, Igreja Luterana, Auditório Mário Schoemberg, o Teatro da Vila e o Cine Passeio. as apresentações abrangem múltiplos repertórios, do século VIII ao hip hop, transportando o público numa viagem do tempo através da música. 


Palco itinerante pelos parques e bairros

A Oficina terá um palco itinerante (unidade móvel cedida pelo Sesi), que percorrerá os bairros e os parques da cidade nos finais de semana. O Circuito Off, com shows em bares da cidade, e a Oficina Verde, com destaque para uma palestra do climatologista Paulo Nobre sobre aquecimento global, também terão uma programação extensa durante o evento.


Cursos inéditos

Na parte pedagógica, estão sendo ofertados 110 cursos, com quase mil e duzentos alunos inscritos até agora. Além dos cursos de instrumentos, canto e práticas de conjunto, com grandes mestres nacionais e internacionais, a 40ª edição terá cursos inéditos.


É o caso do curso de luteria com uma abordagem contemporânea, visando a fabricação de instrumentos com materiais mais sustentáveis. E também do curso de Musicoteca, visando estimular a formação de especialistas em pesquisa e guarda de acervo musical. Raros são os profissionais desta área, apesar da sua grande importância para as orquestras.  Outra novidade é o curso de criação sonora em diálogo com filmes mudos.


Ingressos

Os cursos e a programação completa da 40ª Oficina de Música de Curitiba estão disponíveis no site oficinademusica.curitiba.pr.gov.br. Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis nos sites minhaentrada.com.br e ticketfacil.com.br.


Realização e apoios

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Prefeitura de Curitiba e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição.


Também apoiam o evento: Embaixada de Portugal no Brasil, Camões - Centro Cultural Português, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Família Farinha, Sistema Fiep/Sesi Cultura, Teatro Colón, Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).


Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná.


Serviço:

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.