Doogle do Google homenageia a curitibana Enedina Alves Marques

0


@SMCS

O Doodle do Google desta sexta-feira (13/1) no Brasil é uma homenagem ao 110º aniversário da curitibana Enedina Alves Marques, a primeira mulher diplomada em Engenharia Civil na região Sul do País e primeira engenheira negra do Brasil.


“Curitibana pioneira, Enedina foi grande e foi nossa e será eternizada em nossa cidade como exemplo de mulher resiliente que esteve além do seu tempo e é orgulho de Curitiba”, afirma o prefeito Rafael Greca.


A cidade de Curitiba também homenageará Enedina Alves Marques com importantes marcos em memória dela, entre eles o CMEI que fará parte de um grande complexo educacional inovador, no Vale do Pinhão, e ainda um monumento, na Rua XV de Novembro, a ser implantado pela Prefeitura, em parceria com o Centro Universitário Internacional Uninter próximo do Edifício Garcez, sede da instituição de ensino.


Pioneira

Enedina Alves Marques nasceu em Curitiba, em 13 de janeiro de 1913, filha de Paulo Marques e Virgília Alves Marques. Formada em Engenharia Civil no ano de 1945, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), entrou para a história como a primeira engenheira da Região Sul e a primeira engenheira negra do Brasil.


Em 1946, Enedina foi auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas. No ano seguinte para o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica onde trabalhou no Plano Hidrelétrico do Paraná e atuou no aproveitamento das águas dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu.


A participação na construção da Usina Capivari-Cachoeira foi um dos marcos no trabalho de Enedina como engenheira. Dentre outras obras em que teve participação, destacam-se o Colégio Estadual do Paraná e a Casa do Estudante Universitário de Curitiba (CEU).


Doodle do Google

Doodles são versões diferentes da marca do Google e utilizadas para marcar eventos importantes e aniversários de pessoas de destaque. Os Doodles são a forma do Google prestar homenagem e se posicionar diante de algum acontecimento marcante.


A história do Doodle do Google teve início em 1998, antes mesmo de o endereço se transformar na maior ferramenta de buscas. O primeiro doodle, ou o conceito do doodle, nasceu quando os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, rascunharam um logotipo temporário para indicar que participariam do Burning Man.


A dupla colocou o desenho de um simples boneco palito atrás do segundo “o” da palavra Google. A ideia era passar a mensagem, de forma lúdica, de que os fundadores do Google estavam “fora do escritório”. Apesar de o que podemos chamar de “primeiro doodle” ter sido uma brincadeira, foi ali que nasceu a ideia de celebrar eventos notáveis.

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.