Auto da Fundação completa circuito por todas as regionais; veja onde serão as próximas apresentações

Regional de Santa Felicidade assiste ao Auto da Fundação de Curitiba. Curitiba, 14/03/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.


@SMCS

A festa dos 330 anos da cidade com a encenação do Auto da Fundação produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) já percorreu as dez regionais da cidade. Nesta terça-feira (14/3), foi a vez de Santa Felicidade.


Quem ainda quiser conferir o espetáculo pode acompanhar a versão estendida apresentada no Memorial de Curitiba, Passeio Público, Teatro da Vila (CIC) e na Câmara Municipal de Curitiba. Confira as datas abaixo.Cerca de 500 estudantes das escolas municipais Julio Moreira, Pedro Dallabona, Raoul Wallenberg, Vinhedos e Foz do Iguaçu participaram de brincadeiras com o personagem Curitibinha em Santa Felicidade.


O prefeito Rafael Greca chegou em clima festivo e conversou com as crianças. Perguntou se os curitibinhas estavam gostando e contou que todos ganhariam um pedaço de bolo.


“Hoje nós estamos celebrando em Santa Felicidade o aniversário de Curitiba, com música e história. Vivam os imigrantes de Curitiba”, comemorou.


Se-pa-re!

Durante o evento, as crianças foram contagiadas pela presença ilustre da Família Folhas: Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Fefo, Flora e Folheco. Os carismáticos personagens da família mais sustentável da cidade participaram ativamente das brincadeiras, animando ainda mais a piazada.


Sophia Rodrigues, 8 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Foz do Iguaçu, sabia cantar a música da Família Folhas e contou que é fã da personagem Flora. “Eu aprendi a música de tanto assistir aos vídeos da Família Folhas, eles são muito legais”, declara.


Após a apresentação do Auto, que contou com a participação de diversos artistas locais, os curitibinhas entoaram em uníssono o Hino de Curitiba e o Parabéns pra Você ao som da Banda Lyra.


A origem da cidade

O Auto de Fundação de Curitiba tem o enredo inspirado no quadro Fundação da Cidade de Curitiba, de autoria do pintor Theodoro de Bona, trabalho de 1949.


A encenação narra a saga da chegada dos fundadores à região, que primeiro se chamou Vila Nossa Senhora da Luz e mais tarde se tornou Curitiba. Os atores são caracterizados com vestimentas de época e reproduzem os movimentos do primeiro contato entre as culturas.


Com um elenco de 13 atores, o espetáculo apresenta a atuação de personalidades históricas como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.


Vinícius Slompo, aluno do 4º ano da escola Julio Moreira, fez 9 anos nesta terça-feira e aproveitou para comemorar o aniversário com o da cidade. “Estou com meus colegas de turma e a festa está muito bacana”, contou ele, ao lado do colega Rodrigo Halushi, 9 anos.


Visitante ilustre

O cineasta Bruno Barreto, diretor de filmes como Dona Flor e Seus Dois Maridos e O Que É Isso, Companheiro?, indicado ao Oscar de filme estrangeiro, prestigiou o evento. Barreto irá filmar em Curitiba seu próximo longa, Traição entre Amigos, que será ambientado na capital paranaense e em Nova Iorque. 


“Eu quero mostrar um lado diferente do Brasil e Curitiba é uma cidade incrível, muito civilizada, vai muito além de outras cidades do Brasil e do mundo”, declarou Barreto.


Presenças

Participaram do evento a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a administradora regional de Santa Felicidade, Simone das Chagas Lima; o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; e os vereadores Alexandre Leprevost, Mauro Ignácio e Sidnei Toaldo.


Apresentações do Auto da Fundação de Curitiba

  • Memorial de Curitiba
  • Dias 19 e 26 de março (domingos), às 12h
  • R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco


Passeio Público

  • Dias 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
  • Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n - Centro


Teatro da Vila – CIC

  • Dia 27 de março, às 10h30
  • Rua Davi Xavier da Silva, 451 


Câmara Municipal de Curitiba

  • Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
  • R. Barão do Rio Branco, 720 - Centro  

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.