Por que não consigo manter bons profissionais?

0


Uma das grandes queixas atualmente é a mão-de-obra, independentemente do tipo de empresa


Muitos são os profissionais disponíveis no mercado, mas hoje cada vez mais os funcionários buscam mais do que somente um bom salário. Então, como buscar e reter bons profissionais na empresa?


De acordo com Karla Küster, gestora empresarial, primeiro que é muito importante que a empresa saiba qual vaga está aberta e quais as características da pessoa que irá contratar.  “Muitas vezes me deparo com situações em que existe a necessidade de mão de obra, mas não se sabe exatamente por que precisa. Parece estranho isso não? Mas isso é muito comum”, explica ela. “A empresa está crescendo, as atividades começam a sobrecarregar alguns funcionários e a equipe começa a reclamar. O gestor rapidamente sinaliza que precisa de mais gente, no entanto esquece de parar para entender o que está sobrecarregando sua equipe.”


Segundo, conforme a gestora, descreva o tipo de funcionário que você procura. “Essa pessoa vai compor sua equipe, ela precisa ter competências comportamentais, técnicas e organizacionais que agreguem seu time de funcionários. Deixe clara a função que o funcionário irá desempenhar. Se por exemplo ele for contratado para o financeiro, ele deverá processar e efetuar a programação dos pagamentos diários nos bancos, realizar conciliação bancária, ou seja, atividades afins à sua função”, relata Küster.


Confira outras orientações da especialista:

Deixe claro aos candidatos a missão, visão e valores da empresa e os explique ao candidato, ele precisa entender se esses itens combinam com o que acredita. 

No primeiro dia de contrato, apresente-o ao time de trabalho, explique como a empresa funciona, lhe forneça material para sua atividade, explique e repasse para o funcionário a atividade que ele irá desempenhar. Converse sobre seu currículo e explique o motivo da escolha. Faça-o se sentir acolhido. 

Cuide do seu funcionário. Tenha uma pessoa atuante de RH, preste atenção no ambiente de trabalho, tenha um canal de comunicação assertivo com seus funcionários. 

Crie um ambiente colaborativo. Cuidado com a comunicação da sua empresa, compartilhe objetivos do negócio, faça reuniões produtivas, ouça seus funcionários e tome muito cuidado ao dar feedbacks. Crie um processo de avaliação de desempenho, crie metas e objetivos. Seja construtivo em suas avaliações.

Cuidado com promoções, preste atenção em quem será promovido e faça um processo justo de análise de perfil. Nem sempre aquele funcionário que desempenha muito bem a sua função pode ser chefe. 

Invista em treinamento. Uma empresa que investe em treinamentos para seus funcionários ganha duas vezes, ganha em produtividade e ganha em ter um funcionário que entende que a empresa investe nele.

Ofereça uma faixa salarial compatível com o mercado. Invista em benefícios como planos de saúde ou plano odontológico. Atualmente temos diversas opções no mercado de planos que podem atender sua empresa e podem ser um bom diferencial para manter bons profissionais.

A escolha de uma pessoa para sua equipe é muito importante, revela Edison Küster, fundador da empresa KTS, especializada em gestão empresarial. “Tenha muito cuidado com o processo seletivo, esses processos tomam o tempo da empresa e do candidato. Seja assertivo. Conte com empresas especializadas na atividade e a ajude a encontrar a pessoa certa passando informações corretas sobre a oportunidade em aberto”, finaliza Edison.


Preste atenção nos itens listados acima, esses pontos apontados pela especialista podem te ajudar a manter um bom quadro funcional e colaborar para que sua empresa se torne autogerenciável.


Serviço: Consultoria Empresarial

Karla Küster

Administradora de empresas, com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. Experiência profissional de mais de 20 anos em instituições bancárias e empresas nacionais e multinacionais.

CEO e consultora na Credita CGE desde 2017.

https://www.creditacosultoria.com.br

Redes sociais: Instagram: @kkuster1

Facebook: @karla.ku



Serviço: Cursos, Treinamentos, Conselheiro

Professor Edison Küster

Administradora de empresas, com especialização em Finanças.

Mestre em Engenharia da Produção

Experiência profissional em instituições bancárias e empresarial.

Professor de Graduação, Pós Graduação, Cursos de Extensão, Treinamentos Empresariais. Presenciais e a Distância.

Gestor da Vídeo Aulas KTS. Conselheiro da Credita CGE

https://www.ktsgestaoempresarial.com

clubekts@gmail.com

Redes sociais: Instagram: @ktsgestao

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.