Após furto de cabos, viaduto estaiado recupera sua luz


Vista noturna do Viaduto estaiado da Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, no Jardim das Américas - Curitiba, 03/10/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS



O viaduto estaiado da Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, no Jardim das Américas, recuperou sua luz. Os cabos de energia elétrica que alimentavam a iluminação cênica da ponte foram furtados, deixando o local às escuras. O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas trabalhou nos últimos meses para recompor e dar mais segurança ao sistema que ilumina a estrutura viária.

O novo cabeamento e as conexões foram instalados e, agora, as caixas de passagem de energia receberam uma proteção de concreto para dificultar a ação de criminosos e vândalos. 

“Fizemos uma cinta concretada grossa de proteção e recuperamos toda a tubulação galvanizada, com tubos calandrados e soldados na estrutura do viaduto. Acreditamos que isso dará mais proteção ao sistema de iluminação”, disse Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação.

A recuperação beneficia motoristas, passageiros, pedestres e usuários do sistema de transporte coletivo, que embarcam e desembarcam em pontos instalados na região do viaduto estaiado. Conforme explica Malheiros, a iluminação eficiente favorece a segurança e garante o bem-estar dos moradores e de pessoas que trabalham no entorno da ponte. 

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, lembrou que a população pode ajudar a evitar que ambientes públicos de Curitiba sejam vandalizados. 

“Os cidadãos podem auxiliar a Prefeitura a cuidar da cidade, denunciando, por meio de uma ligação para o número 153, atos de vandalismo ou furtos, como esse que aconteceu no viaduto estaiado”, apontou o secretário. 

A ligação para o 153 é recebida pelo Centro de Operações da Defesa Social (Cods) e a equipe de guardas municipais mais próxima do local onde está em curso a ação delituosa será acionada para averiguação e fazer possíveis abordagens a suspeitos.

Manutenção em dia   
A Regional Cajuru, que além de abranger o Jardim das Américas também é composta pelos bairros Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Uberaba e Tarumã, foi atendida no período entre os meses de janeiro e setembro de 2019 com 6.544 ações de manutenção do sistema de iluminação pública. 

Estes serviços recuperam equipamentos danificados em atos de vandalismo e pela simples ação do tempo.   

A Regional Cajuru é beneficiada ainda pelo programa de implantação de luminárias de LED da Prefeitura. As luminárias com tecnologia em LED são mais eficientes e representam uma economia de cerca de 40% do consumo de energia elétrica. Elas também são mais duráveis. Têm uma vida útil de aproximadamente 50 mil horas ou seis anos.

Do início do ano até agora, os bairros Cajuru, Capão da Imbuia e Tarumã tiveram 5.669 pontos de iluminação substituídos para LED. 


©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.