Coro Cênico do Pequeno Cotolengo do Paraná retorna as atividades com apresentação virtual nesta sexta (3)


Após mais de um ano e meio sem ensaios e apresentações, o Coro Cênico do Pequeno Cotolengo do Paraná voltou às atividades presenciais na Instituição. Este ano, a peça escolhida foi “A Magia da Vida”, que será apresentada de forma virtual no dia 3 de dezembro, a partir das 19h, e um livro adaptado da peça também será lançado em breve. A data marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia que promove a reflexão sobre o empoderamento da pessoa com deficiência.


O Projeto Coro Cênico do Pequeno Cotolengo do Paraná é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal/Pátria Amada Brasil. Espetáculos gratuitos do projeto são apresentados às escolas, empresas e comunidade em geral. Como principais resultados, o Coro Cênico contribui para a melhora da autoestima das pessoas com deficiências múltiplas envolvidas, além de ser uma ferramenta de inclusão em meio à sociedade e de sensibilização, para que todos reflitam sobre a importância de aprender a conviver com as diferenças.


Nos últimos anos, por conta da pandemia, as apresentações presenciais precisaram ser canceladas, incluindo os ensaios com os Assistidos participantes do Coro Cênico. No início deste ano, a Escola Pequeno Cotolengo promoveu o retorno dos ensaios presenciais do com os Assistidos, com a peça “A Magia da Vida”, em comemoração aos 10 anos do espetáculo. Porém, apesar do retorno, a volta à normalidade ainda está um pouco distante: a peça será apresentada virtualmente para o público.


Com os ensaios acontecendo semanalmente dentro do Pequeno Cotolengo, os Assistidos se deslocaram até o Estúdio LR Visuals, parceiro do Coro Cênico, para realizar as gravações da peça em formato audiovisual. A diretora da Escola Pequeno Cotolengo, Alessandra Marquete, contou que a mudança precisou acontecer e está sendo um momento diferente para os Assistidos. “Antes tínhamos uma estreia no Teatro Positivo e o espetáculo era itinerante. Agora, o espetáculo foi gravado em um estúdio, é um momento de aprendizagem para nós também”, afirmou a diretora.


A estreia do espetáculo acontecerá virtualmente e será transmitido nas redes sociais da Instituição no dia 3 de dezembro, a partir das 19h. Estarão presentes durante a estreia do espetáculo apenas os Assistidos da Organização, o público em geral poderá acompanhar nas redes sociais.


O Coro Cênico é fundamental para a promoção da autoestima e inclusão por meio da arte. As atividades do Coro são importantes e essenciais para os Assistidos, é o que enfatizou a diretora.  “O Coro Cênico ressignifica a deficiência.  Quando nossos Assistidos estão no palco, eles se destacam, eles são as estrelas, é o empoderamento da pessoa com deficiência”.


A última apresentação presencial realizada pelo Coro Cênico do Pequeno Cotolengo do Paraná foi em janeiro de 2020, com a peça “Em busca do Arco Íris” na Capela Santa Maria durante a 37ª Oficina da Música, evento cultural realizado em Curitiba.


A Magia da Vida

O espetáculo “A Magia da Vida” conta a história de um lugar encantado, em que o personagem Gnomo nos leva a refletir sobre a vida e suas diferenças. A peça nos conta a realidade do abandono, da amizade, da solidariedade e da união, envolvendo surpresas, canções e muita alegria.



Espetáculo “A Magia da Vida” - Coro Cênico Pequeno Cotolengo

  • Local: Transmissão ao vivo nas redes sociais (Facebook e Instagram) do Pequeno Cotolengo do Paraná
  • Data: 03/12/2021
  • Horário: A partir das 19h


  • Lei Federal de Incentivo à Cultura
  • Patrocínio: Guararapes, Britânia, Philco, Brose e Itambé
  • Realização: Pequeno Cotolengo/Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal/Pátria Amada Brasil

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.