Parque Bacacheri terá moderno sistema de iluminação em LED

O programa de modernização do sistema de iluminação pública de Curitiba chega a mais uma importante área verde, espaço de conservação da cidade. 

Dessa vez é Parque Bacacheri, que oficialmente é denominado General Iberê de Mattos, na Regional Boa Vista, e que está recebendo novas luminárias em tecnologia LED. 

Essas lâmpadas além de melhorar o conforto visual dos frequentadores, asseguram a redução de energia elétrica. Equipes do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas coordenam a substituição de 195 lâmpadas de vapor metálico por luminárias LED que vão deixar mais claros espaços como a pista de caminhada, a área das canhas, do gramado, do parquinho das crianças e do estacionamento.

Iniciada na sexta-feira (1/7) a substituição dos equipamentos deve ser concluída em aproximadamente 20 dias.

“Os novos equipamentos garantem uma iluminação mais uniforme e com menos desperdícios. Além de oferecerem mais conforto visual e sensação de segurança aos cidadãos, o novo sistema promove uma economia de mais de 75% do consumo de energia elétrica e vida útil superior às lâmpadas convencionais”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas (Smop).

Localizado na Rua Paulo Nadolny, 136 e distante 5,8 km do Centro de Curitiba, o parque é uma das principais opções de lazer de quem mora no bairro Bacacheri. 

Além do portal inspirado na arquitetura egípcia e que simboliza o acesso ao paraíso, conta com uma pista de caminhada e corrida que contorna a extensão do lago, canchas de futebol de areia e de vôlei, um playground para as crianças e uma lanchonete. 

Bancos de madeira voltados para o lago são perfeitos para quem deseja observar as variadas espécies de aves aquáticas que ali habitam: frango-d’água, marreca-pé-vermelho, jaçanãs, saracuras, garças e socós.

 


Novas luminárias

Para deixar o local mais claro e ampliar o conforto dos frequentadores, as 195 luminárias LED estão sendo distribuídas por todo o parque. 

Nas pistas de caminhada serão substituídas 140 lâmpadas de vapor metálico de 150W por luminárias LED de 30W. Nas áreas de lazer, seis postes de 13m de altura terão as 24 luminárias com lâmpadas convencionais de 400W substituídas por luminárias LED de 130W e um novo poste será implantado com mais quatro luminárias LED de 130W. 

A brincadeira das crianças vai poder se estender até mais tarde. No parquinho e no quiosque oito luminárias com lâmpadas de 150W serão substituídas por luminárias LED de 60W.

As melhorias iniciam na Rua Dr. Eurico César de Almeida, que dá acesso ao parque, com a substituição de sete postes com globos antigos e lâmpadas de 250W convencionais por postes poliméricos de 6m de altura com luminárias LED de 60W. No estacionamento, na Rua Rodrigo de Freitas, os três postes de 13m de altura receberão 12 luminárias de LED de 110W em substituição às lâmpadas de 400W.

Para a bancária Eliane Miranda, que faz caminhadas diárias no parque nos fins de tarde, a nova iluminação serve como incentivo para a continuidade da atividade física. 

“Havia um trecho escuro na pista que me deixava insegura para caminhar. As novas luminárias deram fim na situação. É muito bom perceber que estão mantendo tudo em ordem, faz toda a diferença ter um parque bem cuidado”, disse Eliane.

O corretor de seguros Ricardo Jorge Vieira mora há 200 metros do parque onde vai diariamente, também nos fins de tarde, caminhar para manter a saúde em dia. O morador havia percebido algumas lâmpadas apagadas e solicitou via 156 o conserto dos equipamentos.

“Estou acompanhando o avanço do serviço e vi que estão colocando novas luminárias em LED que são muito eficientes. Está ficando muito bom, é a resposta de que funciona bem o serviço de atendimento ao cidadão e também a equipe da iluminação da Prefeitura”, disse Vieira.


Projetos luminotécnicos

Tony Malheiros, diretor do Departamento de Obras públicas, destaca que a modernização de cada área publica da cidade segue projetos luminotécnicos específicos a partir das características de uso dos locais pela população, questões relacionadas à arborização e paisagismo dos espaços para o planejamento da altura, quantidade e modelos dos equipamentos que poderão oferecer o melhor desempenho de iluminação aliado à sustentabilidade. 

“Nossos parques e praças são espaços onde as famílias e os amigos se encontram, passeiam, se exercitam e têm contato com a natureza. Os investimentos em iluminação mais moderna e econômica é constante para que possamos deixar as áreas mais atrativas e oferecer maior sensação de segurança, bem-estar, além de estimular a preservação dos espaços”, diz Malheiros.

Em parques e praças das dez administrações regionais já foram feitas mais de 736 revitalizações, desde 2017. Somente no ano passado, 120 locais ficaram mais claros. Os avanços no parque de iluminação pública podem ser percebidos por toda a cidade.

Informações da SMCS- PREF

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.