Atitudes simples podem evitar mortes pelo câncer, alertam especialistas do Hospital São Vicente

0

Em 04 de fevereiro é lembrado o Dia Mundial do Câncer e 05, o Dia da Mamografia



Fevereiro tem duas datas importantes relacionadas ao câncer que precisam ser valorizadas durante todos os dias do ano por homens e mulheres. No dia 04 é lembrado o Dia Mundial do Câncer; e no dia 05 o da Mamografia. Um diagnóstico feito no tempo certo permite o tratamento precoce e elevadas chances de cura de tumores, de acordo com o corpo clínico do Hospital São Vicente Curitiba.


A Dra. Priscila Morosini, cirurgiã oncológica do Hospital São Vicente, alerta que todas as mulheres devem realizar a sua primeira mamografia a partir da faixa etária dos 40 anos e repetir esse exame anualmente. A boa notícia, segundo ela, é que as taxas de cura das lesões identificadas e tratadas precocemente superam a 95.


Dra. Priscila Morosini.  Foto: Divulgação


Estudos da Sociedade Americana de Oncologia, apontam que a redução de morte por câncer chega a mais de 40% entre mulheres que praticam atividade física. “Hábitos de vida saudáveis, avaliação com um nutricionista, atividades físicas regulares são outros meios que permitem a prevenção ou mesmo da recidiva do câncer de mama”, destaca dra. Priscila.


Saúde dos homens

Homens também devem estar atentos a certos tipos de tumores, afirma o Dr. Juliano Rebolho, também cirurgião oncológico do Hospital São Vicente. A partir dos 45 anos de idade, eles devem consultar-se com um especialista para realizar o toque retal, exames de sangue e outras formas de diagnóstico.

 

Dr. Juliano Rebolho. Foto: Divulgação


O importante, acrescenta o médico, é que todas essas formas de diagnóstico não são invasivas e, dependendo do tipo de lesão (até que se torne uma neoplasia), a prevenção é possível com até 10 anos de antecedência.


Câncer de pele

Como ainda estamos em período de férias, de acordo com o Dr. Juliano, deve ser dada atenção especial ao câncer de pele. O uso do filtro solar para proteger dos raios ultravioletas é fundamental, principalmente entre nós que vivemos no Sul do Brasil e temos pele mais clara, adverte o médico. A cada ano, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), quatro mil pessoas perdem a vida por conta do câncer de pele.


Sobre o Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF

O Grupo Hospitalar São Vicente-FUNEF, formado pelo Hospital São Vicente Curitiba, fundado em 1939, e pelo Hospital São Vicente CIC, inaugurado em 1973, atende a diversas especialidades, sempre pautado pela qualidade e pelo tratamento humanizado. Referência em transplantes de fígado e rim e nas áreas de Oncologia e Cirurgia, desde 2002 o Grupo é mantido pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (FUNEF).


O Hospital São Vicente Curitiba é um hospital geral de alta complexidade. Em uma estrutura moderna, conta com pronto-atendimento, centros médico, cirúrgico e de exames, UTI, unidades de internação e centro de especialidades. Possui o selo de certificação intermediária de transplantes hepático e renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná e seu programa de Residência Médica é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.


A instituição integra ainda a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão de qualidade exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde. Mais informações no site www.saovicentecuritiba.com.br


@Expressa Comunicação

Nenhum comentário

Postar um comentário

O Jornal de Curitiba reforça o compromisso com o jornalismo paranaense, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o Jornal de Curitiba no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar nossa comunidade.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Registre sua opinião

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.